
O governo do Estado de São Paulo estabeleceu como uma das diretrizes para a concessão da Linha 10-Turquesa a aquisição de 16 novos trens até o quinto ano de operação da empresa, que assumirá a gestão do serviço no lugar da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Entretanto, até lá, os passageiros voltarão a viajar com 15 trens mais antigos, fabricados entre 2010 e 2011, visto que a frota atual e mais moderna será realocada para outras linhas ainda neste ano.
Segundo informações disponibilizadas pelo site da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado, para consulta pública, a futura concessionária deverá iniciar a renovação da frota com a chegada do primeiro trem previsto no 39º mês de concessão da Linha 10-Turquesa, com a aquisição da última composição estabelecida para o 54º mês. Até que essa etapa seja concluída, a CPTM cederá provisoriamente a frota da série 7000 para rodar entre Rio Grande da Serra e São Paulo.
Hoje, a Linha 10-Turquesa conta com os modelos 8500 e 9500 por meio do Serviço 710, que une o traçado do ABC com a Linha 7-Rubi, quem possibilitam uma viagem da região até Jundiaí sem baldeação. No entanto, a junção dos dois ramais vai acabar até o início do segundo semestre deste ano, devido à concessão da própria Linha 7-Rubi, que será administrada pela Tic Trens a partir de novembro, e com a chegada definitiva da Linha 11-Coral na Estação Palmeiras Barra-Funda.
Com o fim do Serviço 710, os modelos 9500 circularão exclusivamente na Linha 7-Rubi, entre Jundiaí e Palmeiras Barra-Funda, enquanto que os modelos 8500 vão operar no lote das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, que atende as cidades do Alto Tietê e tem leilão previsto para março. Dessa forma, a Linha 10-Turquesa passará a contar com uma frota mais antiga, para atender os passageiros entre Rio Grande da Serra e Luz, precisando fazer a transferência para ir adiante.
A maior diferença dos trens 7000 aos modelos mais recentes é o fato de não haver o sistema gangway, ou seja, a livre circulação entre os carros, conhecidos popularmente como vagões. Tais modelos chegaram a circular na Linha 10-Turquesa, entre 2018 e 2021, quando houve o início do Serviço 710, seguido do rejuvenescimento da frota operacional.
Os 16 trens adquiridos pela concessionária seguirão o padrão de oito carros, do tipo “open wide gangway”. A futura empresa que assumirá a Linha 10-Turquesa também será responsável por tirar do papel a Linha 14-Onyx, que tem traçado previsto entre o Jardim Irene, em Santo André, até o bairro do Bonsucesso, em Guarulhos, cortando a zona leste de São Paulo. O serviço prevê 23 novas estações distribuídas ao longo de 40 quilômetros de trajeto e tem previsão de 10 anos de obras.
Novas estações
A Linha 10-Turquesa receberá três novas estações: Bom Retiro (integração prevista com a Linha 11-Coral), São Carlos/Parque da Mooca (onde haverá conexão com a Linha 6-Laranja de metrô, em obras neste momento) e ABC, que ficará entre Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava, onde haverá a transferência com a Linha 14-Onyx. Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado, também são previstas oito estações reformadas e seis estações reconstruídas.
Audiências públicas
Para detalhar a concessão do lote das linhas 10-Turquesa e a futura 14-Onyx, o governo do Estado agendou três audiências públicas para 12, 13 e 14 de fevereiro, todas às 9h, respectivamente em São Paulo, Santo André e Guarulhos. As consultas públicas são uma etapa fundamental para que o Estado possa publicar o edital de licitação dos serviços, a fim de seguir posteriormente com o leilão. As reuniões serão transmitidas ao vivo pelo canal do governo do Estado no YouTube.