
Quem usa o transporte público de São Bernardo ainda pode se deparar com uma frota, em parte, antiga, que supera facilmente 10 anos de circulação pelas ruas, alguns com fabricação 2010. Esses veículos devem sair de operação neste ano, por meio da chegada de 100 novos veículos que atenderão as linhas municipais, sob concessão da BR7 Mobilidade. O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (31/01), pelo prefeito Marcelo Lima (Podemos), que apresentou o novo padrão visual que passará a predominar nos coletivos.
Ao andar por São Bernardo, é fácil se deparar com ônibus adquiridos ainda no governo do ex-prefeito Luiz Marinho (PT), que encerrou o seu mandato no Paço em 2016. Um exemplo é o ônibus com identificação 875 e a placa EWJ-3379, da Mercedes-Benz, marca Induscar Apache U, de modelo e fabricação 2011, que nesta quinta-feira, atendia a linha 03, percorrendo o caminho entre o Terminal Tiradentes e o bairro Taboão.
Já o veículo com a numeração 1551, com placa EJZ-8806, que circulou na linha 23 (Selecta/Nova Baeta), é de fabricação 2010 e modelo 2011. O RD também averiguou o carro 1639 (placa FDB-0228) que saiu de fábrica há cerca de 14 anos, entre outros em situações similares, ainda em operação pelos itinerários e ruas de São Bernardo. Esses veículos são usados desde a gestão Marinho, passando pelo governo Orlando Morando (2017-2024) e agora seguem em operação com Lima.
Durante a apresentação da nova pintura dos ônibus que atendem as linhas municipais, Lima anunciou a renovação de parte da frota. “Durante este ano, hoje até dezembro, São Bernardo do Campo ganhará 100 novos ônibus, com ar-condicionado, conforto, tecnologia, acessibilidade, que vêm de encontro para atender a população com qualidade, com novas linhas que estamos remodelando, para que a gente possa ter o maior diálogo possível com a população”, disse.
Em discurso, Lima prometeu não empurrar os problemas com a “barriga” e disse ter consciência do alto valor que o passageiro paga pelo transporte público da cidade – a tarifa unitária é de R$ 5,95, a mais cara do ABC. “Vamos entregar um modelo de transporte coletivo em São Bernardo do Campo que será espelho para o Brasil. O que fizeram há algum tempo atrás, empurrando com a barriga, (aqui) não”, cravou.
De acordo com o prefeito, até 30 de março, 35 novos ônibus Euro 6 serão entregues na cidade. O RD procurou a BR7 Mobilidade, via Ouvidoria por meio do telefone (11) 4128-4444, e em seguida encaminhou um e-mail à assessoria de comunicação da concessionária, a fim de indagar sobre a média de idade da frota atual. Entretanto, até o fechamento desta matéria, não houve retorno.
Tarifa Zero aos domingos e feriados fica sem previsão
Uma das promessas de campanha, citada inclusive no plano de governo, o Tarifa Zero aos domingos e feriados não tem previsão para sair do papel. Segundo o prefeito, o primeiro passo é arrumar as finanças do Paço, que passa por contingenciamento de 20% sobre suas despesas. “Esse foi um compromisso meu e vamos implantar, no momento em que eu estiver Orçamento em dia, a possibilidade de fazer esse subsídio, na forma que o contrato me permitir”, pontuou.
O prefeito evitou falar da possibilidade desse benefício ser implementado apenas em 2026, quando teria ao seu dispor um planejamento orçamentário construído integralmente no atual governo. “Não falo se (o Tarifa Zero) fica para 2026, com muita tranquilidade. Até porque estou estudando o Orçamento. Quanto antes eu conseguir entregar tudo que me comprometi na campanha, terá o Tarifa Zero”, afirmou.
Novo padrão visual
Quinze ônibus da frota receberam a partir desta sexta-feira o novo padrão visual, com expectativa que o restante se adeque em um ano e meio. A nova pintura passa a ser branca na maior parte da carroceria, com a traseira na cor verde, seguindo de cores complementares em azul, amarelo e vermelho na região da porta de desembarque. A nova identidade é usada no site da Prefeitura, Diário Oficial, propagandas governamentais e será aplicada como padrão na nova gestão.