Conselho Regional promove Encontro de Psicólogos em Santo André

coordenadora da CRP no ABC, Janaína Leslão Garcia, participou do RDtv na última quarta-feira (08/08)

O Conselho Regional de Psicologia do ABC promove entre os dias 24 e 25 deste mês, em Santo André, o primeiro Encontro de Psicólogos, evento que tem como objetivo debater assuntos pertinentes à área e celebrar os 50 anos de regulamentação da profissão no Brasil.

A coordenadora da CRP no ABC, Janaína Leslão Garcia, participou do RDtv na última quarta-feira (08/08) e, além de falar sobre o evento, abordou temas como o papel do Conselho, a medicalização da sociedade e as diversas funções que podem ser exercidas por um psicólogo.

Newsletter RD

“Um dos temas que será abordado durante o encontro e que tem sido muito visto nos dias atuais é a medicalização da vida. Muitos buscam uma pílula como forma de resolver os problemas e buscar a felicidade, mas sabemos que nem sempre o problema se resolve com remédio, mas sim com a adequação da vida”, explica. O Encontro de Psicólogos, que também debaterá a formação do psicólogo e fará uma análise dos primeiros 50 anos da profissão, será realizado na Fundação Santo André (no prédio da Fafil), das 18h30 às 22h do dia 24 e das 8h30 às 14h30 do dia 25.

Durante a entrevista, Janaína também explicou que o CRP tem a função de orientar e fiscalizar os cerca de 4,5 mil profissionais que atuam de forma legal na região. “Eles podem nos procurar em casos de dúvidas e, quando necessário, verificamos alguma suposta irregularidade”, completa.

Confira a entrevista com Janaína Leslão Garcia:

RD: Qual a função do Conselho Regional de Psicologia?

Janaína: Como os demais conselhos de classe, o CRP orienta o profissional a cumprir eticamente a profissão e também fiscalizar o exercício, tanto para que ele seja bom e, quando não foi tão bom assim, poder tomas as providências.

RD: Quantos psicólogos atuam no ABC?

Janaína: No ABC temos aproximadamente 4,5 mil psicólogos ativos, ou seja, pessoas que estão formadas e que exercem a profissão legalmente.

RD: Quantas faculdades formam estes profissionais aqui na região?

Janaína: Temos três faculdades de Psicologia na região: a Universidade Metodista, a Anhanguera e a Fundação Santo André.

RD: O Conselho orienta e fiscaliza os profissionais. Cite alguns exemplos destas ações.

Janaína: O psicólogo pode procurar o Conselho pessoalmente para sanar alguma dúvida, por telefone ou por email. O psicólogo que atende uma criança por algum tempo e os pais resolvem se separar. A mãe então resolve solicitar um relatório. O psicólogo pode nos ligar e perguntar se pode fazer este relatório e como fazê-lo. Vamos orientar que o relatório pode ser feito, mas que não pode ser tendencioso, que deve prezar pelo melhor interesse da criança e que, sobretudo, siga a resolução 7 de 2003 para que o relatório esteja dentro dos padrões. O exemplo de fiscalização pode ser que este psicólogo não tenha nos procurado e que, mesmo com dúvidas, tenha feito este documento. Em algum momento este documento vai para o juiz sem data, tendencioso. Mesmo que o objetivo não fosse o documento ir para na mão do juiz, é preciso seguir as normas. Pode ser que o juiz ou que uma das partes interessadas peça representação contra este psicólogo por achar que não fez um bom trabalho, o que pode gerar um processo ético.

RD: O Conselho promove nos dias 24 e 25 deste mês encontro de psicólogos do ABC. O que será tratado neste encontro?

Janaína: Estamos em um momento festivo, onde comemoramos 50 anos de regulamentação da nossa profissão no Brasil, então teremos três importantes conferências. Uma delas sobre a formação do profissional, a outra é sobre a medicalização da sociedade e da vida cotidiana, (pois todos buscam uma pílula para alcançar a felicidade, mas sabemos que nem sempre o problema se resolve com remédio, mas sim com a adequação da vida) e também sobre a psicologia e o desenvolvimento da psicologia nestes 50 anos. Também teremos encontros temáticos onde profissionais que atuam na educação, em clínicas ou na área da infância e da juventude vão poder trocar experiências.

RD: Também haverá um encontro nacional no Anhembi, em São Paulo. O que será tratado neste encontro?

Janaína: No Anhembi, os psicólogos terão a oportunidade de mostrar como eles fazem psicologia, o nome do evento é Segunda Mostra Nacional de Psicologia. Temos cerca de três mil trabalhos inscritos. Este evento será promovido nos dias 20, 21 e 22 de setembro e as inscrições ainda estão abertas.

RD: O que é a medicalização dos indivíduos?

Janaína: Vemos propaganda de um remédio de dor de cabeça que diz que para resolver os problemas com as contas que temos para pagar, com os filhos, pelas horas de trabalhos e pelas metas a bater que basta tomar remédio e que todos os problemas passam. Não temos que tomar remédio para aguentar esta carga insana e não humana de trabalho e pressão, nós temos é que adequar a nossa vida, tentar olhar e descobrir como viver melhor, e não tomar remédio para continuar nesta loucura diária. O remédio mascara estes problemas. Temos de olhar o todo e não apenas o indivíduo como se o problema fosse ele. As pessoas estão nos consultórios ou nos serviços púbicos para se rever, para olhar o lugar onde estão inseridos, pois vivemos sempre em relação.

RD: Qual o perfil do psicólogo? Ele se forma e monta um consultório ou existem outras funções?

Janaína: Existe uma tradição onde sempre que falamos de psicólogos lembramos de um divã e de atendimento clínico. Mas hoje o psicólogo está inserido nas mais diversas atividades de políticas públicas como educação, saúde, emergência de desastres, na área jurídica, organizacional, entre outras.

RD: Tem como nos dar um exemplo de política pública onde há psicólogos inseridos aqui na região?

Janaina: Um exemplo é o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que vem do Ministério de Assistência Social para organizar um pouco a Assistência Social no País e o psicólogo é um dos profissionais que integra esta equipe.

RD: Como estes 4,5 mil profissionais interagem como o Conselho?

Janaína: Temos o e-mail que é abc01@crp.sp.org.br, podem nos telefonar ou nos procurar pessoalmente. Várias dúvidas são administrativas, então os recepcionistas já ajudam, mas também podem falar com os gestores e com o assistente técnico psicólogo, profissional que acabou de chegar e que é específico para fazer a orientação e fiscalização na região. Nosso site é www.crpsp.or.br. Lá tem a programação de todo o ABC, nossas resoluções, vídeos e cartilhas.

RD: No evento que será realizado em Santo André nos dias 24 e 25, um dos temas será a formação do profissional. O que será discutido?

Janaina: Os alunos de psicologia nos procuraram e achamos interessante discutir a formação, pois boa parte do bom profissional está embasada na boa formação. Vamos discutir o dia a dia nestas faculdades, dos estudantes, a interação destas universidades da região. Vai ser um espaço para os estudantes e vai aproximar o estudando do conselho.  

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes