A Orquestra Master estreou o espetáculo “Sons e Memórias”, no dia 12 de dezembro de 2024, iniciando a nova etapa no Projeto Locomotiva, que possui polos em Santo André, Mauá e zona sul de São Paulo. Com 30 alunos no palco, a apresentação consolidou o impacto da iniciativa, que, após 16 anos trabalhando com crianças e adolescentes, atende também idosos, oferecendo um espaço de acolhimento e transformação.

Em entrevista ao RDtv, Matheus Silva, gerente de Relacionamento com Patrocinadores do projeto, destaca o caminho percorrido até a expansão para a terceira idade. “Chegamos a um momento de maturidade, com professores qualificados e cerca de 600 alunos diários nos nossos três polos. Fomos provocados por um patrocinador a incluir idosos, percebendo que quase não existem iniciativas nesse segmento na região”, explica.
O programa para idosos começou em agosto de 2024, com 40 alunos no polo de Santo André. Segundo o gerente, o impacto inicial foi emocionante, pois alguns dos estavam em isolamento, mas ao entrar no projeto ganharam família e comunidades para compartilhar experiências.
A adaptação da metodologia para a terceira idade foi um desafio. O repertório, que já inclui rock, samba, MPB e trilhas sonoras, foi ajustado para contemplar os interesses e necessidades dos idosos. “Com jovens, o foco é afastá-los de situações de risco. Com os idosos, é combater a solidão e proporcionar qualidade de vida. Para isso, oferecemos não apenas aulas de música, mas também acompanhamento com fisioterapeutas, assistência médica e psicológica”, diz Silva.

A iniciativa atrai novos patrocinadores, motivados pela solidez do modelo de governança do Locomotiva. Com isso, o projeto visa ampliar o alcance do programa em 2025. Em 2024, fecharam a sala da Orquestra Master com 32 alunos, e a meta é ultrapassar 60 neste ano, além de expandir mais vagas para os demais polos no ABC e Capital.
Vagas 2025
O Projeto Locomotiva anuncia vagas para o 1º semestre de 2025 da Orquestra Master 60+, no polo de Santo André (avenida dos Estados, 6755 – Pq. Jaçatuba). As aulas ocorrem três vezes por semana (segundas, quartas e sextas, das 12h30 às 14h), com instrumentos fornecidos gratuitamente e auxílio no transporte. Idosos a partir de 60 anos escolhem entre violino, viola, violoncelo e contrabaixo.
Além disso, crianças e adolescentes de 7 a 17 anos também se inscrevem nos três polos, com aulas gratuitas e fornecimento de instrumentos. Para mais informações, basta acessar o Instagram do Projeto Locomotiva ou entrar em contato pelos telefones (11) 2759-4727 ou WhatsApp (11) 9 4992-1550.