
Em encontro para planejamento de estratégias de segurança na cidade, o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, recebeu nesta sexta-feira (24/1), no Paço, os comandos da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros. Na ocasião, também recebeu representantes das polícias rodoviária e penal para definição do calendário oficial de operações em conjunto com as forças de segurança que atuam no município.
Uma vez por mês haverá reunião de trabalho na sede do Executivo para análise das ações, bem como planejamento detalhado das operações. Outro ponto abordado no encontro foi em relação à alternativa de concessão do uso de prédios municipais para abrigar equipe e equipamentos das forças policiais“, diz.
O secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, major Topalian, é quem vai coordenar a interlocução entre as polícias. “Agradeço ao prefeito por me dar a oportunidade de proteger os quase 900 mil habitantes de São Bernardo e desenvolver um trabalho em conjunto que já se mostrou efetivo com a primeira operação deflagrada na semana passada.”
O retorno da Polícia Civil às ações coordenadas pelo município também foi destaque na agenda. “Me sinto honrada em fazer parte deste novo momento entre as forças de segurança em São Bernardo”, disse Kelly Cristina Sacchetto, delegada seccional.
Segurança Direto ao Ponto
A primeira operação em conjunto das forças policiais em São Bernardo, denominada Segurança Direto ao Ponto, foi lançada no dia 16 de janeiro e, uma semana após início da ação, foram monitorados, em três períodos, 90 pontos de ônibus, o que resultou em 304 rondas realizadas. A presença ostensiva das forças policiais nas ruas garantiu a prisão de um indivíduo no entorno de um dos pontos monitorados, que tentava invadir um comércio para furtar um equipamento industrial. O criminoso foi detido no momento da ação, e o objeto furtado foi recuperado pela equipe.