
O Parque Central, em Santo André, será palco neste sábado (25/01) da primeira edição de 2025 do programa Moeda Pet. Entre 9h e 13h, os munícipes poderão trocar um quilo de garrafas PET por um quilo de ração para cães e gatos, em um sistema prático de drive-thru, sem precisar sair do carro.
“Neste ano, vamos expandir o Moeda Pet para outros locais, descentralizando ainda mais o programa. Ele já ocorre em algumas comunidades periféricas, mas a meta é levar a iniciativa para os 30 pontos do programa Moeda Verde, que troca recicláveis por hortifrúti”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos.
Um quilo de garrafas PET corresponde, em média, a 20 unidades de dois litros, 25 de um litro ou 36 de 600 mililitros. Para participar, é necessário que as garrafas estejam limpas e secas. Cada CPF pode trocar até três quilos de garrafas por ração.
Em 2024, o programa contabilizou a participação de mais de 2,5 mil pessoas, resultando na coleta de cerca de 250 mil garrafas plásticas e na distribuição de 12,5 toneladas de ração. Desde o início do Moeda Pet, em 2019, foram recicladas quase 1,3 milhão de garrafas PET, o que ajudou a prolongar a vida útil do Aterro Sanitário Municipal e gerou renda para trabalhadores da reciclagem. Em contrapartida, cerca de 65 toneladas de ração foram distribuídas.
O programa é realizado pela Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e conta com o apoio do Dr. Hato Hospital Veterinário.