
A cobrança da BRK gerou confusão para um morador da Vila Mercedes, em Mauá, devido a um erro no registro do consumo de água. A conta cobrada pela concessionária não indicava o valor exato de consumo, o que comprometeu o cálculo proporcional da fatura do mês seguinte. Em acordo com o munícipe, a BRK corrigiu a conta para refletir corretamente o serviço utilizado durante o período.
Renato Souza, de 57 anos, relata que utilizou o serviço de água com frequência no mês, principalmente para a limpeza do quintal e lavagem de roupas. No entanto, no dia 15 de janeiro, uma agente da BRK registrou um consumo de 2217 metros cúbicos no relógio de água, quando o correto seria 2218 metros, indicando um consumo de 14 metros em vez de 15.
Esse erro implica que, para a próxima conta, a residência só poderia consumir até 8,6 metros cúbicos de água para evitar ultrapassar a taxa mínima de 10 metros em Mauá. “Não faz sentido começar o próximo mês com um limite inferior a 10 metros. Ao invés de começar com zero, já começo com um metro a menos na conta. A funcionária disse que não poderia fazer nada e que eu precisaria ir ao Poupatempo para resolver a situação”, afirma Souza.
Além disso, o morador questiona o motivo pelo qual a concessionária não ajusta a leitura para que valores como 11 metros sejam reduzidos para a taxa mínima de 10 metros.
Durante a apuração do RD sobre o caso, a BRK entrou em contato com Souza para entender a situação. Em comum acordo, a concessionária refez o cálculo, cobrando o valor correspondente aos 15 metros consumidos, sem afetar a conta do mês seguinte.
Em nota, a BRK explicou que, ao consultar o cadastro, foi verificado que o ciclo de medição entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 foi superior a 30 dias, ou seja, a medição foi realizada após 33 dias, começando em 13 de dezembro e finalizando em 15 de janeiro.
A concessionária destacou que o contrato de concessão, que rege a gestão comercial das contas de consumo, prevê que o faturamento seja realizado com base em um período de 30 dias. Quando o período de medição ultrapassa esse prazo, o sistema da concessionária ajusta a cobrança, calculando o volume de água proporcional ao período de 30 dias.
No caso de Souza, levando em consideração a manifestação do consumidor, a empresa fará a cobrança do volume total consumido no período de 33 dias, e a fatura será enviada em até três dias úteis.