
Com foco na temporada 2025, na qual disputa o Paulistão e a Série C do Campeonato Brasileiro, o São Bernardo busca reforços desde o fim de 2024, além de focar na comissão técnica para extrair o máximo do potencial dos jogadores. Na janela de transferências deste ano, o Tigre já apresentou sete reforços para atuar nas competições de 2025, sendo um goleiro, um lateral, dois volantes e três atacantes.
O anúncio mais recente, nome de peso que já passou por diversos clubes do país, é o goleiro Vanderlei, de 40 anos. O jogador acumula passagens por clubes como Coritiba, Santos, Vasco e disputou a última temporada vestindo a camisa do Mirassol. “Não tem segredo. É encarar os jogos como finais e o principal é iniciar vencendo, pois todas as equipes do Paulistão são muito qualificadas”, diz. No Tigre, Vanderlei disputa posição com Junior Oliveira e Alex Alves, atuais goleiros do clube.
O lateral-direito Rodrigo Ferreira, de 29 anos, reforçar a campanha no Paulistão, de empréstimo junto ao Santos. Em 2024, Ferreira chamou a atenção da equipe da Vila Belmiro, em que participou da campanha na Série B. O lateral tem passagens por Grêmio, Ituano e Brasil de Pelotas.
Para o meio-campo, o Tigre contrata os volantes Kadi, de 29 anos, e Foguinho, de 32 anos. Kadi chega ao São Bernardo após atuar pelo Londrina na Série C do Campeonato Brasileiro, além de já disputar o Paulistão pelo Água Santa. Já Foguinho, estava na Chapecoense e mostrou confiança no trabalho que feito no dia a dia e na montagem do elenco do São Bernardo. “Expectativa é ótima em relação ao Paulistão e Série C. Sabemos que serão competições disputadas e de alto nível, mas o grupo que está sendo montado é muito forte e está se preparando bem para esses desafios”, comenta.

Das contratações para o ataque, o Bernô traz três jogadores. O atacante Rodolfo, de 32 anos, agrega ao setor ofensivo da equipe durante o Paulistão, vindo do Novorizontino, com passagens por clubes do Brasil e pelos Emirados Árabes. Já para a temporada, o Tigre conta com o atacante Felipe Azevedo, de 38 anos, com passagens por Ceará, Sport, Ponte Preta, futebol da Tailândia, Eslováquia e Coreia do Sul.
Além disso, a equipe do treinador Ricardo Catalá tem a disposição o atacante Fabrício Daniel, de 27 anos, que chega do Coritiba para disputar a temporada 2025 com o São Bernardo. Daniel já atuou por diversos clubes do país, como Ferroviária, Santos, Cianorte, Mirassol, América-MG, Sport e Novorizontino.
Retornos e comissão técnica
Pouco antes de 2024 chegar ao fim, o Tigre ainda estava ativo na janela de transferências em busca de reforços para disputar o Campeonato Paulista e o Série C do Brasileiro. A equipe conta com o retorno de algumas peças para compor o elenco, como o zagueiro Matheus Salustiano, de 31 anos, que retorna de empréstimo do Guarani, e o atacante Guilherme Queiroz, de 34 anos, que retorna do Brusque. Ambos jogadores já treinam normalmente com restante do elenco.
Além de reforçar os personagens de dentro das quatro linhas, o Bernô reforça também sua comissão técnica, para oferecer boas condições para os atletas em campo. Após trazer a equipe de nutrição profissional para acompanhar a alimentação dos atletas, o reforço agora é na saúde e desempenho mental. Do Cruzeiro, o psicólogo esportivo Igor Leone estará diariamente no dia-a-dia dos atletas, já o coach mental Jean Patrick vem de trabalhos realizados com atletas de futebol profissional, atletas olímpicos e paralímpicos.
Pelo Grupo D do Campeonato Paulista, o São Bernardo fecha tabela com o Palmeiras, Ponte Preta e Velo Clube. A estreia será nesta quinta-feira (16/01), diante do rival da região Água Santa, às 18h30, na Arena Inamar, em Diadema.