A AfroEscola, um espaço sociocultural dinâmico localizado no ABC, se prepara para um evento especial de intercâmbio cultural. Odé, idealizador da AfroEscola, anuncia a chegada de dois educadores colombianos como parte da rede IberCultura Viva, que promoverá uma série de atividades gratuitas e abertas ao público, focadas no Livro e na Literatura.
Durante 10 dias, o espaço sediará os educadores Muskuy e Illapa, do Coletivo Runapacha de Santiago Putumayo, Colômbia. Eles trarão a oficina “Criação de livros infantis com visão intercultural” e apresentarão a nova edição de sua obra “Historias cortas en inga y kichwa para niñas y niños”. O encontro promete ser uma imersão rica em conhecimentos sobre culturas indígenas ancestrais e contemporâneas.
Além das atividades na AfroEscola, o intercâmbio se estenderá a outros espaços culturais da região, como o Abaçá d’Osún em Ribeirão Pires, o Sarau na Quebrada e Links 207 em Santo André, e a Comunidade Indígena Brilho do Sol em São Bernardo. Também haverá eventos no Centro Cultural Mare e Cielo e na Fanzineteca Fabiana Menassi, em Ilha Comprida.
A iniciativa faz parte de uma convocatória promovida pelo IberCultura Viva em 2024, com o objetivo de fortalecer os laços entre culturas vivas comunitárias de diferentes países. Os interessados em participar podem se inscrever pelo e-mail artedepia@gmail.com.