Moradores da rua Pernambuco, no Jardim Elizabeth, em Mauá, enfrentam situação crítica devido ao esgoto a céu aberto que persiste na área há três meses. O problema é tão grave que, segundo relatos, até mesmo os ônibus da linha 144 Jardim Elizabeth, que transitam pela rua, alteraram as rotas. Além disso, a pavimentação da rua é precária, o que torna o tráfego ainda mais difícil, especialmente para quem precisa passar pela área.
“É muito difícil desviar do esgoto a céu aberto, que atrapalha a rotina de quem precisa passar por ali”, afirmou Roberto dos Santos, morador do bairro, em entrevista ao RD. Ele também ressalta que a situação pode causar acidentes, principalmente com pessoas mais velhas, que enfrentam maior dificuldade para desviar do esgoto e caminhar em condições precárias. “Toda vez que chove, piora a situação da rua”, concluiu.
BRK Ambiental
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de saneamento na região e pelo sistema de esgoto em Mauá, encaminhou uma equipe ao local. “Constatamos que se trata de um trecho interno (rede condominial) e não das tubulações que compõem o Sistema Público de Esgotamento Sanitário.” A infraestrutura oficial de coleta de esgoto sanitário só pode ser implantada após a área passar por regularização fundiária.
Porém, o munícipe Roberto dos Santos afirma que o problema é, de fato, o esgoto a céu aberto e não uma questão interna. Segundo ele, a situação gera muitos transtornos para os moradores, que esperam uma solução mais eficaz da concessionária e das autoridades competentes.
Adicionalmente, a BRK informou que os moradores podem consultar a empresa por meio dos canais de atendimento oficiais, pelo número 0800 771 0001 ou pelo WhatsApp (11) 99988-0001.
Mauá
A Prefeitura de Mauá também se pronunciou sobre a situação. “Em junho de 2023, a Prefeitura iniciou os estudos para levar melhorias ao Pajussara, região que inclui a rua Pernambuco.” Já foram realizados o cadastro social, o cadastramento das famílias e a topografia. “Com base nessas informações, é elaborado um projeto para urbanização e regularização fundiária do local, que beneficia cerca de 2.300 famílias. A Prefeitura agora busca os recursos para a execução do projeto”, completou.
Procurada para se manifestar sobre a alteração na rota do ônibus 144, a Suzantur Mauá não respondeu até o fechamento da matéria.