O primeiro dia de mudanças no atendimento do Hospital de Urgência (HU) de São Bernardo teve transtornos. As denúncias alcançaram o prefeito Marcelo Lima (Podemos), que realizou uma visita surpresa entre às 23h30 de quinta-feira (02/01) e 01h30 de sexta-feira (03/01). Após conversar com pacientes e equipe médica, o chefe do Executivo acabou demitindo um médico plantonista que era o principal alvo das reclamações. A medida foi confirmada pela Prefeitura.
Em nota, o Poder Executivo Municipal afirma que “durante a visita, o prefeito percorreu as instalações, dialogou com pacientes e mobilizou profissionais de saúde, enfatizando a necessidade de maior agilidade e qualidade nos atendimentos.”. Após a verificação das denúncias, a demissão do médico plantonista foi feita pelo prefeito.
“Importante destacar que nas primeiras 24h com funcionamento de portas abertas, a unidade hospitalar realizou 380 atendimentos de urgência e emergência, mais que o dobro da média diária anterior, que era de 180. A expectativa agora é a de atingir 100% de operação até o final de janeiro, conforme a conclusão de adequações com às diretorias pertinentes.”, aponta a Prefeitura.
A mudança no modelo de atendimento no HU foi realizada após promessa de Marcelo Lima e cumprida longo após a posse do novo mandatário são-bernardense.