As prefeituras de Mauá e Ribeirão Pires anunciaram nesta sexta-feira (03/01), novos integrantes de seus respectivos primeiros escalões. Na Estância Turística, César Ferreira, o César do Canoa assume o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo. No Paço de Mauá, o ex-vereador Fernando Rubinelli é o novo secretário de Habitação.
César assume o lugar de Leandro João, que migra para um cargo de assessor no Gabinete do Prefeito Guto Volpi (PL). “Até aqui apostamos no fortalecimento da rede de comércio e serviços, no estímulo ao setor industrial, e fomos além. Pela cultura, pelo esporte e pelo turismo, incentivamos empreendedores, inclusive trazendo à cidade o conceito da economia criativa. Seguiremos nessa linha buscando novas parcerias, negócios e cada vez mais oportunidades de crescimento.”, destacou Guto.
Em 2024, César chegou a anunciar sua pré-candidatura a prefeito, porém, acabou perdendo o comando do diretório do Mobiliza na cidade, além de perder o apoio do PDT que migrou para a base que apoiou a candidatura de Renato Foresto (PT). O empresário retorna para a mesma pasta que comandou durante o governo de Kiko Teixeira.
Fernando Rubinelli assume Secretaria de Habitação em Mauá
No caso de Mauá, a mudança ocorreu com um nome conhecido do governo. O ex-vereador Fernando Rubinelli (Rede Sustentabilidade) foi oficializado como o novo secretário de Habitação. Filho do vereador Wagner Rubinelli (Rede) e da secretária de Administração e Modernização, Cássia Rubinelli (Rede), Fernando foi secretário de Serviços Urbanos durante o primeiro mandato do prefeito Marcelo Oliveira (PT).
A nova composição do secretariado, com mãe e filho, mostra o prestígio da família Rubinelli no governo. A própria trajetória de Wagner Rubinelli, que chegou a ser deputado federal pelo PT com base eleitoral em Mauá, contém idas e vindas no petismo local.
Passadas praticamente duas décadas, com o próprio Wagner Rubinelli tendo um mandato de vereador pelo PT (2013-2016), o clã Rubinelli caminha junto com Marcelo, desde a eleição de 2020, quando o petista venceu a primeira disputa para prefeito. “Em 2020, articulamos a chapa de vereadores do PTB, que obteve 9.748 votos, sendo essencial para que o prefeito Marcelo Oliveira fosse ao segundo turno e, posteriormente, vencesse a eleição. Em 2024, mais uma vez, nosso grupo foi decisivo, contribuindo com 14.114 votos pela federação Rede/Psol, com a Cássia Rubinelli de presidente da Rede, ajudando a garantir a reeleição do atual prefeito”, destacou o novo secretário de Habitação de Mauá.
Na primeira gestão de Marcelo, Fernando esteve à frente da Secretaria de Serviços Urbanos, após não conseguir a reeleição para o Parlamento em 2020. O novo secretário atribuiu ao trabalho na Pasta, parte da vitória de seu pai na eleição de outubro, que retornou ao Legislativo com 3.117 votos na eleição de outubro.
De 2009 a 2011, Fernando foi assessor do então secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Diadema, o arquiteto Márcio Luiz Vale, na gestão Mário Reali (2009-2012). Agora em Mauá, ele substitui Eliana Caldeira no comando da Pasta de Habitação. “Na Secretaria de Habitação, o foco será trabalhar com o mesmo empenho para avançar na regularização fundiária, reduzir o déficit habitacional e garantir moradia digna para as famílias da cidade. Estamos prontos para enfrentar esse novo desafio com seriedade e dedicação”, disse.
Outro nome que entrou na Prefeitura de Mauá foi Lairce Rodrigues de Aguiar, que será secretária adjunta de Educação.
(Informações: Carlos Carvalho e Bruno Coelho)