
Desde o seu lançamento em julho de 2021, o programa Emprega Diadema, da Sedet (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho) da prefeitura, tem se consolidado como um pilar no fomento ao emprego, trabalho e renda no município. O Emprega Diadema é um programa voltado para a promoção do emprego, da qualificação profissional e do empreendedorismo em Diadema.
Ligado ao DADE (Departamento de Articulação e Desenvolvimento Empresarial), o Emprega Diadema conecta trabalhadores a empresas por meio de uma plataforma digital (http://emprega.diadema.sp.gov.br), oferece cursos e workshops em parceria com instituições como Sebrae, Senai e Senac, e promove eventos de empregabilidade em diversos bairros. Além disso, o programa inclui orientações para formalização de negócios, o que garante o acesso a oportunidades e fortalece a economia local.
Resultados
Em quatro anos, o Emprega Diadema alcançou resultados expressivos:
Empregos intermediados: mais de 4.600 pessoas foram recolocadas no mercado de trabalho por meio do programa.
Currículos cadastrados: um total de 21.000 currículos foram registrados na plataforma digital do programa.
Parcerias empresariais: o programa conta com 958 empresas cadastradas, que colaboram na oferta de vagas.
Ações e feirões: foram realizadas três grandes feirões de emprego e múltiplas ações presenciais, com destaque para eventos temáticos voltados a mulheres, jovens e públicos diversos.
Inclusão: o programa realizou iniciativas inclusivas, como parcerias com instituições como o Instituto de Tecnologia Social (ITS) e organizações como “Vem Bumbar” e “AIRE”.
Apenas em 2024, o programa intermediou 813 empregos, promoveu 45 ações presenciais, com 3.600 pessoas atendidas, e realizou um feirão que reuniu cerca de 2.000 participantes.
DADE
O DADE oferece também uma ampla gama de serviços voltados a empresas, empreendedores e trabalhadores, como:
Posto de Atendimento Virtual da Receita Federal (PAV): Inaugurado em 2024, atendeu 273 cidadãos, oferecendo serviços como regularização de CPF e consultas de CNPJ.
Banco do Povo Paulista: De 2021 a 2024, o programa liberou cerca de R$ 910 mil em créditos para microempreendedores, com 2.328 atendimentos realizados.
Sebrae Aqui: Realizou 3.692 atendimentos e ofereceu 59 cursos, palestras e workshops, certificando 1.026 participantes.
Jucesp: Atendeu 11.840 demandas de empresários locais e da região Sul 1, com destaque para processos de alteração contratual.