A Prefeitura de Rio Grande da Serra e o IFSP (Instituto Federal de São Paulo) entregaram na sexta-feira (27/12), o laboratório de ensino a distância do instituto que vai funcionar no município, em salas da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Rachel Silveira Monteiro.
O coordenador da Agência de Desenvolvimento do ABC e secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal, Aroaldo da Silva, afirmou que o laboratório vai contribuir para a conexão entre os estudantes da cidade e o mundo tecnológico, a partir dos cursos oferecidos pelo instituto.
José Hamilton Ribeiro, da coordenação do movimento Pró-instituto Federal, fez um histórico da luta do movimento, a partir de 2021, com o objetivo de trazer para o ABC um campus do IFSP.
A prefeita do município, Penha Fumagalli (PSD), afirmou que quando foram anunciados que as cidades de Diadema e Mauá seriam contempladas para receber unidades do IFSP, foi decidido que Rio Grande da Serra pleitearia um laboratório de ensino a distância, com o objetivo de garantir uma opção de educação tecnológica aos estudantes da cidade.
O pró-reitor do Instituto Federal de São Paulo, Carlos Procópio, afirmou que o modelo proposto é atender o município como centro de educação a distância a fim de fazer do polo um instrumento de acesso aos cursos que são oferecidos pelo instituto e que ajudam a mudar a vida de jovens e assim criando oportunidades na vida de quem estuda no IFSP.