ABC - quinta-feira , 23 de janeiro de 2025

CPTM confirma Linha 10-Turquesa até Luz em 2025 com o fim do Serviço 710

O fim do Serviço 710 já era previsto pela concessão da Linha 7-Rubi, que deixará de ser operada pela CPTM para a iniciativa privada. (Foto: Divulgação/CPTM)

Quem se beneficia com uma circulação de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ininterrupta entre ABC e a zona Oeste de São Paulo, ou até a Jundiaí, terá que fazer baldeação na Estação Luz para seguir viagem, entre o fim do primeiro e início do segundo semestre de 2025. Isso porque o Serviço 710, que une as linhas 10-Turquesa e 7-Rubi será descontinuado, quando a Linha 11-Coral tiver operação plena entre Mogi das Cruzes até a Estação Palmeiras Barra-Funda.

O fim do Serviço 710 já era previsto pela concessão da Linha 7-Rubi, que deixará de ser operada pela CPTM para a iniciativa privada, por meio da Tic Trens, empresa do Grupo Comporte, a partir de 26 de novembro de 2025. Dessa forma, os trens percorrerão apenas o trecho entre Jundiaí e Palmeiras Barra-Funda, ao mesmo tempo que a Linha 10-Turquesa, que seguirá sob comando da estatal, terá o serviço limitado entre Rio Grande da Serra e Luz.

Newsletter RD

Entretanto, segundo a CPTM, a interrupção do Serviço 710 ocorrerá antes, e depende apenas da chegada da circulação comercial da Linha 11-Coral a Palmeiras Barra-Funda. Neste momento, a empresa já realiza a operação assistida do ramal até a zona Oeste de São Paulo aos domingos, das 10h às 15h, testes que vão durar cerca de nove meses. Por essa razão, a Linha 10-Turquesa se restringirá à Estação Luz até o fim do primeiro ou início do segundo semestre do próximo ano.

“Após esse período, a Linha 10-Turquesa passará a operar no trajeto Luz-Rio Grande da Serra. Para os passageiros da Linha 7-Rubi que desembarcam na Estação Palmeiras-Barra Funda estarão disponíveis as opções de integração com o Expresso Aeroporto e as Linhas 11-Coral da CPTM e 3-Vermelha do Metrô”, explica a companhia por meio de nota.

Para seguir viagem à zona Oeste de São Paulo, as pessoas que vêm do ABC terão duas opções: fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha do Metrô a partir da Estação Brás, ou para a Linha 11-Coral na mesma parada ou na Estação Luz. Ou seja, de uma viagem direta, mais duas transferências de trens entrarão na rotina de quem precisa usar esse trajeto, aumentando o tempo de viagem.

Trens mais velhos para a Linha 10

Além das viagens integradas entre as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem necessidade de transferência de trens, o Serviço 710 trouxe aos passageiros do ABC uma frota mais nova, por meio dos modelos 8500 e 9500. Além de serem mais modernas, as composições permitiam o livre tráfego de pessoas entre os vagões, chamado de sistemas de gangway. No entanto, até isso está com os dias contatos para os usuários da CPTM na região.

A Tic Trens receberá da CPTM toda a frota 9500 para a Linha 7-Rubi, enquanto que o edital de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, que atendem a cidades da região do Alto Tietê, prevê todos os trens modelos 8500 para a futura concessionária que administrará os serviços. O leilão está previsto para o dia 28 de março de 2025, na sede da B3, em São Paulo.

Dessa forma, a Linha 10-Turquesa, que será a única a ser operada pela CPTM por um breve momento, deverá contar com trens mais velhos e desgastados, com os modelos 7000 e 2070 – atualmente em operação na Linha 12-Safira. As composições têm vagões fechados, ou seja, não permitem a livre circulação de passageiros entre os carros.

Justamente a Linha 10-Turquesa marcará o fim da CPTM, ao menos nos moldes operacionais, visto que a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) pretende lançar o edital de concessão ainda em 2025. A futura concessionária também ficará responsável pela construção de um novo ramal ferroviário no ABC: a Linha 14-Onyx, ligando a periferia de Santo André (Jardim Irene) a Guarulhos, passando pela zona Leste de São Paulo.

As linhas 10-Turquesa e 14-Onyx se conectariam na Estação ABC, que também seria construída pela iniciativa privada, entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava (Mauá). A parada projetada ficaria próxima ao Shopping Atrium, na Vila Homero Thon.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes