
Na sexta-feira (20/12) pacientes que foram até a Farmácia de Medicamentos Especializados, conhecida como farmácia de medicamentos de alto custo, do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, tiveram que ter muita paciência até serem atendidos. Por causa do temporal que atingiu a região metropolitana naquela tarde, ocorreram seguidos blecautes naquela região o que deixou o atendimento moroso. A superlotação do local, somado ao ar-condicionado parado aumentaram o desconforto.
O morador de Mauá, Eduardo Furtado, disse que ficou quase o dia todo no hospital para a retirada de medicamentos. Ele chegou cedo, por volta das () horas e só conseguiu deixar o local perto das 18hs, assim como muitos dos pacientes. “Só algumas luzes funcionavam, os computadores estavam todos parados e não tinha ar-condicionado, nem lugar para todos. Depois de muita espera começaram a chamar as pessoas verbalmente, demorou muito”, comentou. O morador disse que, por vezes a energia voltava e depois faltava novamente. “A preocupação é com quem pega remédio que precisa ficar refrigerado”, disse.
Em nota a Secretaria Estadual de Saúde minimizou os problemas. “A Farmácia de Medicamentos Especializados (FME) do Hospital Mário Covas informa que, nesta sexta-feira (20), enfrentou um período de queda de energia, o que dificultou o atendimento dos pacientes na unidade. Desta forma, todo atendimento foi realizado de forma manual, com chamadas de senha por voz. Em relação às condições da área de espera, a falta de luz também afetou o funcionamento do ar-condicionado. A FME esclarece que todos os pacientes agendados receberam senha e serão atendidos normalmente. A unidade atende uma média de 1200 pacientes diariamente para retirada de insumos necessários”, diz a pasta.
Procurada para falar sobre a falta de energia, a Enel não se posicionou.
Veja vídeo…