
Criado nos anos 1980, o programa de iniciação esportiva Escola de Esportes de Diadema passou por muitas fases. Nos últimos quatro anos, no entanto, a iniciativa saltou de 500 alunos para 1,2 mil alunos, com aulas em núcleos espalhados por toda a cidade de futsal, vôlei, basquete e ginástica artística. Ao considerar outros programas vinculados à Escola, como as escolinhas de futebol e de natação e hidroginástica, o número chega a 8,5 mil pessoas.
Fernando Millaré, professor de educação física e coordenador da Escola de Esportes, aponta o crescimento das turmas de vôlei, de duas para cinco, o oferecimento de ginástica artística, que contemplam crianças de 4 a 12 anos, e o basquete, que cresceu graças à parceria com o Instituto Teko Porã.
A quantidade de pessoas que têm acesso gratuito a aulas de esporte em Diadema cresce ainda mais ao considerar outras ações sob a Escola de Esportes, como as escolinhas de futebol. As aulas, ministradas em 12 campos espalhados pelo município, beneficiam, hoje, mais de 5 mil crianças e jovens de 7 a 17 anos.
Já o projeto Água Viva, também vinculado à Escola de Esportes, oferece a mais de 2 mil crianças, jovens, adultos e idosos aulas de natação e de hidroginástica no Clube Municipal Mané Garrincha, no bairro Piraporinha, nos períodos manhã, tarde e noite.