
Durante o anúncio da segunda leva de secretários para o seu futuro governo, o prefeito eleito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos) fez um importante destaque para uma figura nova no ABC, que ele traz do Ceará, para comandar uma das pastas mais importantes do município, a de Educação. Ele traz Júlio César da Costa, que tem grande reconhecimento na área. A missão do educador será comandar a municipalização do Ensino Fundamental II e elevar o índice de aproveitamento dos estudantes.
Lima elevou subiu o nível do grau de exigência que fará para esta pasta, para justificar o convite ao educador que é reconhecido nacionalmente e que já viajou o país dando palestras sobre Educação e a sua experiência exitosa na área. “Como secretário em Eusébio, no Ceará, ele liderou o maior IDEB do Brasil, mas antes de chegar à secretaria, o que pesou muito na nossa escolha, foi o Júlio ser professor da rede, ser diretor de escola e conhecer as dificuldades lá na ponta. A partir de 1° de janeiro, a vocês profissionais da educação tem aqui a minha diretriz que é dar capacitação, atenção, valorização, acolhimento e o bom diálogo, sem um bom profissional não faremos a educação que você (Júlio César) vai entregar para São Bernardo, um IDEB com nota dez, é o que vamos entregar”, disse Marcelo Lima em elogios ao futuro gestor da educação no município.
Júlio César da Costa começou sua carreia na Educação como professor, em sala de aula, dedicou-se à pesquisa e hoje é reconhecido por ter conquistado feitos como elevar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos municípios de Sobral e de Eusébio, no Ceará, de maneira a liderar o índice em nível nacional.
Costa disse que quer começar o trabalho pela escula e a valorização do pessoal da Educação. “Conheço São Bernardo porque tenho hábito de estudar a educação nos municípios brasileiros e vi que no ABC vocês têm um potencial muito grande, que a rede tem profissionais de muito talento e muita garra e eles precisam ser muito bem tratados para que eles possam desencadear esse projeto. O modelo de educação que nós defendemos é um modelo aberto e o que faz a diferença é a forma como ele é feito; eu tenho no centro deste processo os profissionais de educação, principalmente aqueles que estão na escola e em particular os professores”, disse ao RD.
Municipalização
O prefeito eleito, Marcelo Lima (Podemos) pretende iniciar pelos sextos anos do Ensino Fundamental, a municipalização do ensino e concluir esse trabalho chegando até o nono ano gradualmente. O professor Júlio César tem essa experiência já em seu currículo. “Quando nós começamos lá em Sobral, em 2001, nós fomos gradativamente fazendo esse processo de municipalização até o nono ano. Aqui em São Bernardo vamos fazer com que as crianças cheguem na série correta e com a aprendizagem não só correta, mas uma aprendizagem de excelência porque isso facilita a vida de todos, dos professores, dos gestores, das famílias e das próprias crianças”.
A diferença entre realizar o projeto em uma cidade com 350 mil habitantes, como Sobral, e em outra com 810 mil moradores, que é a população de São Bernardo, que tem também a maior rede municipal de Educação, não assusta Júlio César da Costa, mas ele considera importante o tamanho da missão que lhe é atribuída. “Esse é o meu grande desafio, que assumi ao aceitar o convite do Marcelo (Lima). Nós desenvolvemos o modelo de educação que a gente constrói com a rede, com os profissionais. Eu vim da escola, sou professor universitário, mas eu entrei pela escola e lá diziam que em colégio pequeno se consegue, mas no grande não, aí me colocaram em escola grande e lá consegui, depois me colocaram para um outro desafio, em uma escola bem maior e também consegui, foi por esse critério que me colocaram para ser secretário adjunto em um município que é de médio porte, em torno de 350 mil habitantes. Como eu andei muito no Brasil dando palestras e assessoria sempre me diziam querer ver acontecer em cidade grande e esse foi o desafio que me fez aceitar o convite do Marcelo, primeiro pela postura dele e segundo por esse desafio”, aponta.
O educador e futuro secretário diz que quer aplicar em São Bernardo todo o seu conhecimento para fazer da cidade um exemplo na área de educação. “Eu acho São Bernardo será um exemplo, vamos mostrar, pela primeira vez no Brasil, que uma rede de grande porte e as capitais conseguem gerar educação pública de excelência para os que mais precisam”.
Por fim Costa disse que sentiu a preocupação do prefeito eleito com o tema e sua vontade de transformar a educação trazendo resultados. “Desde o primeiro momento em que o Marcelo conversou comigo eu senti isso; já passei por cinco prefeitos nessa minha trajetória e aprendi muito, mas o Marcelo quer uma educação pública com bom desempenho e fiquei maravilhado com o que ele apresentou e isso me ajudou muito a aceitar o convite”, completa.