Moradores do Jardim Orlandina, em São Bernardo, manifestam preocupação com o aumento da criminalidade no bairro. Um munícipe, que preferiu não se identificar, relatou ao RD que os furtos têm sido os crimes mais recorrentes na região, frequentemente cometidos enquanto os moradores estão em suas próprias casas.
“O que mais acontece são furtos. Eles esperam a pessoa dormir, entram na casa com os moradores lá dentro. Na maioria das vezes, é furto. Assaltos são menos frequentes, geralmente acontecem pela manhã, com motociclistas que abordam as vítimas. Mas, no geral, é mais furto mesmo”, explicou o morador.
Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmam a sensação de insegurança entre os moradores. Em 2024, a região registrou 759 casos de furto, sendo 104 apenas no mês de outubro, o maior índice do ano.
O aumento dos índices de criminalidade tem gerado apreensão e levantado dúvidas sobre a efetividade das ações de segurança pública no bairro. Em nota, a SSP reafirmou seu compromisso no combate à criminalidade em São Bernardo e em todo o estado, informando que as ações de enfrentamento aos crimes de furto e roubo foram intensificadas.