Uma manhã de sol marcou um momento importante para os moradores dos três prédios do Jardim Oratório, em Mauá. No endereço da Travessa Imperatriz, 60, o dia começou com música brasileira para os moradores. No pátio, uma tenda protegia as cadeiras, enquanto as crianças usavam a cama elástica e os brinquedos infláveis. Pipoca, algodão doce e um café da manhã completavam o cenário. O motivo foi a entrega de 120 títulos de regularização fundiária do empreendimento.
“O nome de vocês estará no Cartório. Este é o documento de propriedade do imóvel”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira, ao entregar os títulos no programa Minha Casa Legal. Desde o início do programa, mais de 2.100 unidades foram regularizadas, conforme destacou a secretária de Habitação, Eliana Caldeira.
Transformação
A região do Jardim Oratório começou a ser ocupada na década de 1960 por trabalhadores vindos de diversas partes do país. O cenário era de moradias precárias, com barracos de madeira e esgoto a céu aberto. “A gente vivia com ratos por todo lado”, relembra Margarida Marques Pereira da Silva, moradora desde 2001 e síndica do condomínio.
A urbanização da área ganhou força em 2009, quando Mauá aderiu ao Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Foi na gestão do então prefeito Oswaldo Dias que o projeto dos três prédios foi retomado. Em 2014, o empreendimento foi entregue, com 120 apartamentos, pavimentação e infraestrutura urbana, já sob a gestão do prefeito Donisete Braga.
Agora, 10 anos depois, as famílias receberam o título de propriedade. “Se não temos o documento, não podemos dizer que o apartamento é nosso”, explica Margarida.
A entrega dos títulos só foi possível com a mobilização de mulheres que lideram o condomínio e o processo de regularização. As síndicas Kátia Maria, Margarida e Janaína Andrade, junto a equipes formadas por assistentes sociais e a arquiteta Gabriela, trabalharam para garantir que os documentos fossem atualizados e entregues.
“Os moradores já tinham entregado tudo na gestão passada, mas os papéis sumiram. Tivemos que começar do zero”, conta Janaína. Mesmo com o desafio, o esforço foi recompensado. “Hoje encerramos uma espera de 10 anos”, celebra.
Novos projetos para a região
Além da entrega dos títulos, o Jardim Oratório receberá 320 novas unidades habitacionais, uma nova escola e outras melhorias, previstas com recursos do Novo PAC.
Enquanto isso, o clima de união e celebração marcou o sábado. “Hoje é um grande dia, e que estejamos sempre unidos para continuar fazendo o melhor para todos”, concluiu Kátia.