Luiz Ricardo Bertanha foi reeleito presidente da 39ª subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em São Bernardo, com 52,79% dos votos válidos. Em entrevista ao RDtv, o líder da advocacia são-bernardense considera que sua manutenção no cargo para o próximo triênio (2025/2027) é uma decisão clara de sua classe na região em evitar “trocar o certo pelo duvidoso”. Para o próximo mandato, aposta na entrega do prédio que abrigará a ESA (Escola Superior de Advocacia).
“Uma das minhas plataformas aqui de proposta é a inauguração da ESA, porque a gente já tem a ESA, mas fisicamente a gente não tem uma sala da ESA, então a gente usa a sala da ESA, ora no auditório, ora numa sala de reunião, e agora a gente pretende, com a saída do Tribunal de Ética e Disciplina da nossa Casa, que vai para o prédio que será inaugurado nos próximos, próximos dias ou meses, a gente vai ter uma sala de aula ESA com tudo que tem direito, com quadro e estrutura de som, ar-condicionado, para a gente poder ministrar bastante curso.”, explica.
Além de um novo local para a ESA, Bertanha prevê um novo auditório para a entidade, assim ampliando os espaços de convivência para outras ações da entidade. A ideia é manter a aproximação entre a Casa da Advocacia, uma das marcas da primeira gestão, segundo o próprio presidente.
“Sobre a questão do que a OAB São Bernardo do Campo proporcionou para a advocacia, para os estudantes de Direito, graduandos e estagiários, que foi esse acolhimento que eu comentei, que a Casa da Advocacia e a Casa da Cidadania, desde o início da nossa gestão, nós nos prontificamos a ter advogados na Casa, trabalhando nas diversas comissões setoriais, e sempre com advogado, a OAB com advogado. Isso é óbvio, mas não era a realidade que nós tínhamos na casa no triênio anterior.”, aponta.
Questionado sobre a relação institucional com os demais poderes, Executivo e Legislativo, Luiz Ricardo Bertanha aponta a necessidade de manter um relacionamento harmônico e independente, e que possa fazer com que a própria OAB possa participar de ações importantes para a sociedade são-bernardense.
“O que esperar da OAB São Bernardo do Campo é esse trânsito livre, parcerias, parcerias sim, cito aqui para você, uma parceria entre a OAB São Bernardo do Campo, o Tribunal de Justiça, através do juiz da Vara da Violência Doméstica, e o Poder Executivo, através da Secretaria correlata, que é Desenvolvimento, que é justamente um programa chamado ‘Tem Saída’, mulheres vítimas de violência doméstica, não necessariamente mulheres, tá, gênero, vítima de violência doméstica, que geralmente você fica preso com o agressor no ponto de vista financeiro, né, você não tem independência financeira, e esse programa visa justamente isso, trazer a independência financeira para a pessoa agredida, justamente para que ela tenha coragem de fazer um boletim de ocorrência.”, diz Bertanha.