Nos últimos meses, moradores do bairro Baeta Neves, em São Bernardo, têm relatado um aumento expressivo de roubos e furtos, como arrastões a pedestres e motoristas, especialmente nas proximidades do Cemitério Baeta Neves. O episódio mais recente ocorreu na sexta-feira (6/12).
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), somente em 2024 foram registrados 624 casos de furtos e roubos no bairro. Em outubro, o número chegou a 54 ocorrências.
Nas redes sociais, moradores ficam de olho e compartilham relatos e alertas sobre suspeitos. “Estavam no Jardim Las Vegas com uma Fazer, provavelmente ano 2019, azul. Fiquem espertos quando virem uma moto dessa porque agora, no final do ano”, escreveu um morador.
Outro vai além. “Morei no Baeta por quase 45 anos. Um dos motivos de ter mudado de lá foi justamente a segurança. Meu filho foi assaltado na porta de casa, saindo para trabalhar às 5 da manhã”, afirma.
Nota da SSP
Em resposta à ocorrência de sexta-feira, a SSP afirmou, em nota, que está comprometida com o combate à criminalidade em São Bernardo e em todo o Estado. Segundo a secretaria, o 6º Distrito Policial do município tem intensificado as ações de inteligência para identificar e prender os responsáveis pelos crimes.
A SSP destaca que, de janeiro a outubro de 2024, houve uma redução de 19% nos casos de roubo em geral na cidade, em comparação com o mesmo período de 2023. Nesse intervalo, 2.141 infratores foram detidos e 144 armas de fogo foram retiradas das ruas, um aumento de 132,3% em relação ao ano anterior.
O policiamento na região é reforçado pela Polícia Militar, que orienta suas operações com base em índices criminais e denúncias da população. As patrulhas são direcionadas para os chamados “hot spots”, áreas com maior concentração de crimes.
A Polícia Civil informou que, até o momento, foi localizado apenas um registro de roubo ocorrido no dia 15 de novembro, na rua Alvemar Antonio, também no Baeta Neves. As investigações estão em andamento para identificar e capturar os envolvidos.