O Núcleo de Inovação Social de Santo André promoveu, nesta quinta-feira (05/12), o Café Solidário 2024, evento que presta contas e resultados de todas as ações e programas realizados ao longo de 2024, além do Bazar Solidário, com renda destinada ao Fundo Social de Solidariedade.
A apresentação, feita pela primeira-dama e deputada estadual Ana Carolina Serra, que mostrou os números do Banco de Alimentos, que superou a marca de 4,1 toneladas de alimentos arrecadados, equivalendo a mais de 345 mil cestas básicas que beneficiaram mais de 55 mil pessoas por meio de 127 entidades assistenciais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade.
Já o Moeda Verde alcançou 29 comunidades de Santo André, com mais de 1,7 mil toneladas de recicláveis arrecadados e mais de 350 toneladas de alimentos distribuídos. Além disso, o Moeda Pet já destinou para reciclagem mais de 1,1 milhão de garrafas PET, em troca de mais de 60 toneladas de ração.
A Escola de Ouro Andreense, que garante capacitação gratuita aos andreenses em diversas áreas (como artesanato, beleza, construção civil, culinária, informática, gestão de negócios e outras), alcançou a marca de mais de 91 mil certificados de qualificação profissional entregues.
Por sua vez, o programa Santo André Solidária, implantado no início da gestão em 2017, já arrecadou mais de 2,7 milhões de itens tanto por meio de campanhas (Agasalho, Brinquedo, Material Escolar e outras) como nas Lojas Solidárias, instaladas nos quatro shoppings centers da cidade (ABC, Atrium, Grand Plaza e Shoppinho) e na Coop Queirós (Centro).
Os eventos solidários realizados no estacionamento do Paço Municipal também alcançaram resultados expressivos. A Feira da Fraternidade, realizada em abril, por exemplo, arrecadou 38,2 toneladas de alimentos. O Arraial Solidário, mais 35 toneladas somente, além da doação de 30 mil cobertores e agasalhos. Já o Natal Solidário, que teve a edição 2024 da feira realizada no último fim de semana, soma mais de 66 toneladas de alimentos arrecadados e mais de 100 mil itens doados.