No domingo (08/12), Mauá completa 70 anos e a BRK, empresa responsável pelos Serviços Públicos de Esgotamento Sanitário da cidade, apresenta indicadores de saneamento que colocam o município em posição de destaque na região metropolitana de São Paulo.
A cidade elevou de 77% para 95% o índice de coleta e afastamento de esgoto, além de passar de 0 para 91% o índice de tratamento de esgoto, alcançando 10 anos antes as metas do Novo Marco do Saneamento. A lei preconiza que, até 2033, todos os municípios brasileiros devam ter 90% da população atendida com os serviços de coleta e tratamento de esgoto.
O avanço dos indicadores de saneamento foi possível após a BRK realizar investimentos, que já ultrapassam R$ 260 milhões, para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade. A estrutura do sistema de esgotamento sanitário de Mauá contempla, além da estação de tratamento (ETE Mauá), no bairro Capuava, seis estações elevatórias e mais de 615 quilômetros de redes de coleta que transportam o esgoto dos imóveis da cidade para o devido tratamento.
Com capacidade para tratar 100% do esgoto coletado, a Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá conta com três tanques de tratamento, que operam em ciclos de quatro horas e têm capacidade para tratar uma vazão de 375 litros por segundo cada um, totalizando 1.125 litros por segundo.
A nascente do rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do rio Tietê, percorre aproximadamente nove quilômetros do município. A sua nascente foi uma das principais beneficiadas com a retirada do esgoto lançado no local. Os córregos Taboão e Itrapoã, que cortam os bairros Jardim Adelina, Itapeva, Jardim Camila, Primavera, Jardim Luzitano e Vila João Ramalho, no Parque São Vicente, além do Córrego Bocaína, que passa pela Vila Bocaína, Vila Guarani e Jardim Itapark, também apresentam melhorias na qualidade das águas que correm por seus leitos em decorrência dos avanços dos serviços de esgoto.
Em maio, o Instituto Trata Brasil, organização da sociedade civil que busca a universalização do saneamento básico no país, premiou pela terceira vez a cidade de Mauá por avanços nos serviços de coleta e tratamento de esgoto. A iniciativa prestigia quem apresenta evolução nos indicadores de saneamento e incentiva outras regiões a voltarem seus esforços para a universalização dos serviços básicos.