Moradores do bairro Jardim Irene, em Santo André, reclamam de um terreno abandonado na rua Caminho dos Vianas, onde há descarte irregular de entulho e frequentemente se torna alvo de incêndios. De acordo com os residentes, o problema persiste há cerca de oito anos, mas nada é feito para resolver a situação.
Marcelo Borges de Lima, morador do bairro, conta ao RD que pessoas de outras regiões chegam de carro ou caminhonete para descartar entulho no terreno e não há qualquer tipo de multa ou punição. Após isso, moradores de rua vasculham o lixo e, frequentemente, ateiam fogo.
Marcelo chama atenção para o impacto da fumaça gerada pelos incêndios, que afeta diretamente a saúde e segurança dos moradores da região. “Minha filha está com problemas respiratórios e problemas de garganta por conta da fumaça”, relata.
Borges aponta, ainda, que os residentes da área já organizaram um abaixo-assinado e entregaram à Prefeitura para solicitar a construção de um muro ao redor do terreno, mas até o momento, nenhuma providência foi tomada.
Questionada sobre o assunto, a Prefeitura de Santo André informa que o local em questão é um ponto de descarte irregular já monitorado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e recebe limpeza periódica.