A ELCV (Escola Livre de Cinema e Vídeo) de Santo André abre inscrições para mais duas atividades em dezembro: a Oficina de Direção Documental com Tarsila Araújo e Marcelo Mello, no dia 10 (terça-feira), e o cine debate Vozes Femininas com Camila Coradette, no dia 11 (quarta-feira). As atividades são gratuitas.
No dia 10 de dezembro (terça-feira), das 19h30 às 22h30, acontece virtualmente a Oficina de Direção Documental, que fomenta de forma prática a direção de filmes documentais. E os diretores Tarsila Araújo e Marcelo Mello buscarão propor isso por meio do compartilhamento da experiência utilizada na produção do documentário “Os Ruminantes”.
Serão abordadas as diversas etapas da direção documental como pré-produção, captação de imagens e pós-produção. Haverá ainda um enfoque especial das técnicas investigativas e das abordagens junto aos entrevistados pelo filme.
O objetivo do curso é possibilitar o aprendizado da função de diretor de cinema documental, abordando as questões fundamentais: a autoria, o estilo, o dispositivo de filmagem, tema e a narrativa. O público-alvo são alunos e professores de instituições de ensino superior, estudantes de cinema, audiovisual, jornalismo e outros interessados – não é necessário ter conhecimentos específicos prévios.
A oficina é gratuita, online (por meio da plataforma Zoom), conta com tradução em Libras e tem vagas limitadas, com inscrições pelo link https://elcv.art.br/santoandre/calendr_detalhe.php?id_sub=25.
Já no dia 11 de dezembro (quarta-feira), a partir das 19h30, no Espaço A Casa (avenida Industrial, 1.740 – Bairro Campestre), acontece o cine debate Vozes Femininas, sob comando da cineasta, roteirista, diretora e produtora Camila Coradette. A atividade consiste na exibição de curtas-metragens com protagonismo feminino, com posterior discussão sobre os temas retratados nas obras.
São 30 vagas disponíveis, com classificação etária a partir dos 14 anos. As inscrições são feitas pelo link https://elcv.art.br/santoandre/calendr_detalhe.php?id_sub=26.