Ádrima Galvano da Cruz é a primeira mulher eleita presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) na 81ª subseção, em Mauá. Em entrevista ao RDtv, a advogada celebrou o feito histórico e apontou a necessidade de incluir cada vez mais a advocacia no mundo tecnológico, principalmente com as alterações de sistemas que vão ocorrer no início de seu mandato, em 2025.
Desde julho deste ano o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) resolveu adotar o sistema Eproc como sua plataforma de trabalho. O processo de transição para este sistema será um dos principais desafios da advocacia. Ádrima aponta a necessidade de treinar os advogados para está próxima fase tecnológica do Judiciário.
“Agora, a gente tem uma mudança de sistema que a gente usa no Tribunal de Justiça Estadual. A gente usa hoje o ESAG e vai vir um sistema que vem de Santa Catarina, do Sul, é o EPROC. Então a gente vai precisar treinar esses advogados assim, a toque de caixa, voltando do recesso, iniciando a gestão, esse já é o nosso primeiro desafio, é treinar todo mundo para poder usar esse sistema sem maiores percalços.”, explica.
Para a futura presidente, o cenário é uma continuação dos avanços tecnológicos que ocorreram de forma forçada por causa da pandemia do Covid-19. A ideia é fazer com que a OAB seja um espaço que possa permitir que o uso deste mundo digital seja cada vez mais fácil, principalmente para os advogados ainda acostumados com os sistemas analógicos. Além disso, quer avançar em outros pontos.
“Nós temos diversos projetos, alguns projetos de conectividade, então a gente pensa, isso já está bem certo, um aplicativo justamente para facilitar, nós temos hoje duas salas de audiência, funciona como um coworking, não é cobrado, tem algumas sucessões que cobram esse uso, a gente não faz isso, mas criar um aplicativo para que as pessoas possam hoje agendar esse uso sem precisar ligar na casa.”, segue.
Outro ponto é aproximar a jovem advocacia dos mais experientes e colocar toda a classe no mundo digital para que possam conseguir futuros clientes. “A gente vai trazer alguma palestra de marketing, de alguma coisa que ajude nessa captação de clientela hoje em dia, que não é mais do boca a boca, não adianta mais você pôr uma placa na tua porta, como era antigamente. Então, trazer esse treinamento e também unir os advogados, principalmente os mais jovens, para que eles possam fazer a as parcerias, né, com outros colegas.”, aponta Ádrima.