
A Prefeitura de São Bernardo realizou neste sábado (30/11), a entrega de 584 escrituras para moradores da Vila São Pedro, após 35 anos de espera. A ação faz parte do programa de regularização fundiária da cidade que entregou mais de 50 mil escrituras desde 2017.
“É uma realização pessoal como prefeito. Daqui a exatos 30 dias, meu mandato se encerra, e eu sairia frustrado se não tivesse conseguido tirar esse projeto do papel. Muitos prometeram e não cumpriram, mas a nossa gestão não só prometeu como entregou. Não apenas para a Vila São Pedro, mas para toda a cidade, transformando São Bernardo com o maior programa de regularização fundiária de sua história, com mais de 50 mil escrituras já entregues. Este é um documento sólido, definitivo e eterno. Usem, cuidem e façam as melhores escolhas para a casa própria de vocês”, destacou o prefeito Orlando Morando.
Dentro do programa A Casa é Minha, a Secretaria de Habitação desenvolveu uma ferramenta on-line para auxiliar as famílias que ainda não possuem a titularidade dos seus imóveis. Assim, os munícipes podem preencher seus dados e enviar os documentos necessários para o processo de regularização fundiária diretamente pelo computador, tablet ou celular, por meio do site: www.saobernardo.sp.gov.br/web/
“Nesta primeira etapa, foram contemplados 1.495 lotes. Porém, estamos entregando 584 escrituras porque os demais proprietários ainda não apresentaram toda a documentação necessária à Secretaria de Habitação. Esses títulos, inclusive, já estão pagos no cartório”, reforçou o secretário João Abukater.
Mais de 50 mil escrituras
Até o final de 2024, a Prefeitura terá concluído a entrega de escrituras a mais de 50 mil famílias de São Bernardo, sem qualquer custo para os moradores. Além dos títulos já entregues, a Administração iniciou a regularização fundiária nos bairros Jesus de Nazaré I e II, Vila São Pedro (2ª etapa), Jardim João de Barro e Vila União.