Santo André lançou nesta sexta-feira (29/11) duas ações que visam a segurança de munícipes e comerciantes: o Programa Vizinhança Solidária Comercial e a Operação Natal Seguro. O evento aconteceu nesta manhã, na sede da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André).
Participaram do evento de anúncio do programa o prefeito Paulo Serra, o secretário de Segurança Cidadã, Temístocles Telmo Ferreira Araújo, o anfitrião e presidente Acisa, Evenson Robles Dotto, o comandante do CPA/M6, Coronel Carlos Alberto Rodrigues Sanches, o delegado titular em exercício na delegacia Seccional de Santo André, Osvaldo Evangelista Júnior, o comandante da Guarda Civil Municipal, Inspetor Adelmo Barbosa dos Santos, representantes de conselhos municipais, do comércio e outras autoridades.
O projeto é um desdobramento do já vigente (inclusive como lei municipal) Programa Vizinhança Solidária e visa reforçar a rede de apoio entre os mais de 12 mil munícipes que estão engajados, distribuídos em 82 bairros e 425 ruas da cidade. Neste início do Programa Vizinhança Solidária Comercial, aproximadamente 30 estabelecimentos que se voluntariaram e estarão devidamente identificados com placas e que receberam treinamento e orientação sobre procedimentos e iniciativas.
“Temos certeza que será um programa próspero. É mais uma ferramenta que a gente coloca à disposição do cidadão por meio das forças de segurança”, destacou o secretário de Segurança Cidadã, Temístocles Telmo Ferreira Araújo.
Operação Natal Seguro
A estratégia visa intensificar a segurança nos 23 principais corredores comerciais e também nos bairros da cidade durante o período natalino, ou seja, até o dia 26 de dezembro. A atuação ocorrerá em áreas comerciais na região central e em vias como rua Carijós, rua das Hortências, avenida Dom Pedro I, Alameda Vieira de Carvalho, avenida Utinga, avenida da Paz, Largo do Bonfim, avenida das Nações e avenida Itamarati, visando o combate a roubos e furtos em regiões que contam com grande fluxo de pessoas.
O trabalho é realizado em maneira conjunta. A Secretaria de Segurança Cidadã tem vinculado à sua estrutura o Consem (Conselho de Segurança Municipal) de forma integrada com as Polícias Civil, Militar, a Guarda Civil Municipal, Conselhos Comunitários de Segurança e Vizinhos Solidários, contando ainda o auxílio das câmeras de monitoramento do COI (Centro de Operações Integradas).