
Desde a pandemia da covid-19 que as associações comerciais da região adotam cautela na hora de planejar em investir em campanhas de Natal que hoje são bem diferentes daquelas que sorteavam carros e prêmios valiosos como viagens. Para otimizar recursos as entidades que reúnem o comércio preferiram as campanhas institucionais para fomentar as vendas locais e somente em Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André haverá sorteio de alguns prêmios.
A Aciarp (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires) foi a primeira a lançar sua campanha, o que aconteceu na terça-feira (26/11). A premiação tem 40 itens, que vão de Smart TV de 50″, smartphone, notebook, micro-ondas, vale compras, kits de cozinha e até uma hospedagem na Pousada do Parque Aquático Magic City. Para participar, basta baixar o aplicativo ACIARP Ribeirão Pires, acumular cupons para os sorteios. Também há prêmios instantâneos ao longo da campanha.
“O Natal é um momento importante para o comércio. Com mais de 50 empresas envolvidas e prêmios atrativos, estamos confiantes de que este será um ano recorde em movimentação. Convidamos todos a participar e fortalecer a economia local”, destacou Ricardo José Cardoso, presidente da Aciarp.
A Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) optou também por uma campanha natalina mais enxuta, a mesma campanha de valorização do comércio local já feita também em outras datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados. São sorteados para quem seguir e marcar seguidores na página do Instagram da Acisa, jantares e até estadia em pousada. Apesar disso o presidente da entidade, Evenson Dotto, considera que as grandes campanhas, com sorteio de carros e viagens são muito boas e devem voltar. A campanha deste ano sorteia três pares de vouchers para o D´Brescia Churrascaria e uma joia da Vivara.
“Neste ano vamos ampliar a campanha Compre em Santo André – Prestigie seu Bairro, só que com uma divulgação maior. Fizemos assim não porque o comércio está ruim, temos aí o 13° chegando e a gente sabe que o consumidor vai comprar, só não faremos uma campanha maior porque foi um ano difícil e uma campanha grande tem que começar em agosto. Dentro desse cenário achamos que manter a campanha de valorizar o comércio logal foi a melhor saída e achamos que vai ter mais resultado”, explica Dotto. “Mesmo assim considero que esse modelo de prêmios mais valiosos funciona, tanto que os shoppings também fazem, isso é uma coisa boa e incentiva as pessoas comprarem mais para pegarem os cupons. Imagino que isso volte”, completa o dirigente da Acisa.

Em Mauá a associação que reúne os empresários do comércio não fará nenhuma campanha. O presidente da Aciam (Associação Comercial e Industrial de Mauá), José Eduardo Zago, diz que costuma ser otimista, mas nem o otimismo foi suficiente para alavancar uma campanha natalina diante de falta de recursos. “Por força da situação financeira e política do país, alguns associados antigos fechando as portas em Mauá, e o pessoal está sem grana. A Aciam não fará sorteios, não fará campanha, não fará nada. Infelizmente não temos essa condição hoje de bancar uma campanha. É triste porque as pessoas que temos aqui, como heróis e percursores do comércio de Mauá, estão fechando as portas, e na Barão de Mauá temos muitos salões fechados para alugar. Teremos um Natal, talvez com algumas vendas, porque o pessoal terá algum dinheiro para gastar, mas infelizmente a Aciam não terá campanha de Natal esse ano e eu fico muito triste, mas não temos dinheiro suficiente para bancar isso”, resume o presidente.
A ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Diadema, também não vai sortear prêmios para os consumidores. Em nota a entidade informa que o custo da organização da campanha, a compra de kits para os comerciantes participantes, inviabilizaram a iniciativa neste ano. Mas haverá uma campanha voltada para o próprio comerciante que terá orientações de uma consultoria para investir nas vendas on-line, em ações de marketing e em promoções para a data. “A a campanha “Natal eu amo Diadema” destaca a importância de comprar nas lojas da cidade, mostrando que o Natal de verdade está no coração da comunidade e no apoio aos negócios locais. A campanha teve início no dia 29 de outubro com um evento de consultoria do Sebrae, direcionado aos comerciantes, para oferecer orientações sobre como aprimorar suas vendas e melhorar suas estratégias de marketing para o Natal”, informa a ACE.
A campanha de Natal da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) também não terá sorteios. Será uma campanha institucional visando também fazer com que os consumidores comprem na própria cidade. “A campanha de Natal da Acisbec é a de valorizar e incentivar o consumidor a comprar na cidade. A campanha Compre Aqui será difundida por meio das redes sociais. Esta é a melhor ação nesta época do ano porque ajuda a incrementar o desenvolvimento local e regional. Ou seja, fortalece a economia, gera emprego e renda para as famílias e evita longos deslocamentos. Além disso, estaremos em parceria com a Prefeitura de São Bernardo no reforço do efetivo da Guarda Municipal, no período do Natal, com maior policiamento nas zonas comerciais, o que traz mais tranquilidade para o comerciante neste período, que tem maior fluxo de pessoas”, explicou o presidente da associação, Valter Moura Júnior.
A Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul) também não divulgou até o momento nenhuma campanha de Natal. Em 2020 a entidade sorteou R$ 10 mil em prêmios que incluíam moto, patinete e bicicleta elétricos.
Já a Aciargs (Associação Comercial Industrial e Agrícola de Rio Grande da Serra) vai sortear R$ 15 mil em prêmios, entre eles televisor de 55 polegadas, bicicleta, fogão, airfryer dentre outros eletrodomésticos. A campanha Natal Show de Prêmios conta com a participação de cerca de 70 comerciantes. A mecânica da campanha é a troca de tíquetes de compras por cupons da campanha. Os cupons serão depositados em urnas e o sorteio vai acontecer no dia 28 de dezembro na Praça do Serrano.