Dia 21 de novembro, Nilton Cesar da Costa foi eleito presidente da 130ª Subseção da OAB Ribeirão Pires/Rio Grande da Serra, na qual assume o cargo com objetivo de dar continuidade à gestão inclusiva e participativa que marcou os últimos mandatos, incluindo tecnologia e aproximação com a nova geração de advogados que se formam nas universidades. Atual vice-presidente, o advogado foi escolhido por unanimidade ao liderar a chapa única “Juntos pela Ordem”, consolidando o apoio de 425 advogados.
Em entrevista ao RDtv, o novo presidente destacou que o fato de haver chapa única reflete a confiança da classe na gestão atual. “Isso demonstra a consolidação de um grupo honesto e comprometido com o melhor para a advocacia. Agora, a responsabilidade é ainda maior”, diz Costa, que se prepara para ocupar o único cargo da subseção que ainda não havia exercido.
A chapa eleita também é composta por Paula Gomes de Carvalho como vice-presidente, Carla Renata de Souza como secretária-geral, Thiago Henrique de Assis Mondoni como secretário-adjunto e Alessandra Braga Miranda na função de tesoureira.
Um dos desafios pautados pelo presidente será ampliar a participação dos jovens advogados na subseção. Isso porque defende o uso da tecnologia como aliada e propõe a criação de mentorias permanentes para inserção no mercado de trabalho e escolha de áreas de atuação, além de uma “mentoria reversa”, que incentive os advogados mais experientes a aprenderem sobre inteligência artificial e internet com as novas gerações.
“Queremos mostrar a importância de uma gestão bem-feita na OAB e engajar os jovens, que atuam muitas vezes fora da cidade. Tecnologia e networking precisam andar juntos, mas sem perder o contato humano, que ainda é essencial”, explica. A subseção já conta com iniciativas de aproximação, como a Comissão de Acadêmicos, que integra estudantes de Direito às atividades da OAB.
A reestruturação das comissões também está entre as prioridades do mandato. Costa pretende manter a estrutura atual, mas com ajustes burocráticos e a criação de novas comissões, como a de Tecnologia, já discutida em conjunto com outras subseções do ABC e de São Paulo. Além disso, projetos sociais como campanhas de vacinação e doações, iniciados nas últimas gestões, continuarão sendo promovidos. “Queremos ser um órgão acolhedor, não apenas para os advogados, mas também para a sociedade”, comenta.
Sobre a relação da subseção com os poderes públicos, o presidente eleito garante que a postura segue sendo de diálogo respeitoso, mas com a independência que caracteriza a OAB desde a sua fundação. Também mencionou a intenção de implementar atendimento prioritário para advogados em órgãos públicos, previsto para 2025, que conta essencialmente com a parceria do poder público (legislativo, executivo e judiciário) para realizar os eventos e projetos do órgão.