![](https://www.reporterdiario.com.br/wp-content/uploads/2021/11/emtu-300x200.jpeg)
A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) iniciou diálogo, nesta segunda-feira (25/11), com o Consórcio Intermunicipal ABC sobre a atualização do PCM (Plano de Corredores Metropolitanos) da Grande São Paulo. O objetivo é que haja troca de informações entre as partes durante o processo de reorganização do transporte intermunicipal que está sendo planejado pelo órgão estatal.
A apresentação da proposta ocorreu durante reunião do GT (Grupo de Trabalho) Mobilidade Urbana, na sede da entidade regional, com participação das cidades consorciadas e representantes dos municípios de São Bernardo e São Caetano. A visita da EMTU ao órgão que representa as prefeituras do ABC é a primeira da companhia controlada pelo Estado a um consórcio público para detalhar o novo programa.
Criado em 2010, o PCM é a referência para o planejamento estratégico da rede de transportes de média e baixa capacidades da Região Metropolitana de São Paulo. A atualização apresentada aos municípios é a primeira desde o lançamento da iniciativa e será realizada pela TTC Engenharia de Tráfego e de Transportes.
O estudo indica as principais ligações para a implementação de eixos estruturados de transporte de média capacidade. O objetivo do PCM é orientar a tomada de decisão e planejamento para o transporte intermunicipal, auxiliando projetos de corredores de transporte e iniciativas para a racionalização dos serviços e renovação tecnológica.
Durante a reunião do GT, os representantes da empresa estatal solicitaram a cooperação técnica do Consórcio ABC e das prefeituras para o compartilhamento de informações, além de sugestões e apontamentos das necessidades de adequação do PCM para a região.