A partir do próximo ano letivo, o ABC terá pelo menos mais seis novas escolas em funcionamento, o que resultará em aumento significativo no número de vagas disponíveis para estudantes da região. A iniciativa, segundo o poder público, visa atender à crescente demanda por educação a fim de ampliar o acesso ao ensino público e garantir melhores condições a alunos e famílias.
Somente em São Bernardo, já estão previstas duas novas EMEBs (Escola Municipal de Educação Básica), uma com capacidade para atender até 750 estudantes do ensino fundamental e outra com oferta de 540 novas vagas para estudantes da educação infantil. Ainda na cidade será inaugurada uma creche para o atendimento de 68 novas matrículas.
Atualmente, a rede conta com 80 mil estudantes matriculados e dispõe do total de 220 unidades escolares (175 EMEBs e 45 creches parceiras). Para 2025, o primeiro período de inscrições das crianças não matriculadas na rede municipal ou creches parceiras já encerrou, foi de 2 a 25 de setembro, enquanto a realização das matrículas ocorreu de 4 a 14 de novembro. Quem ficou de fora pode aproveitar o período de reabertura de inscrições que acontece a partir desta segunda-feira (25/11) .
Inês Bastos da Fonseca, de 63 anos, é um dos moradores que pretendem aproveitar a reabertura das inscrições, no caso para matricular a neta Catarina, de 9 anos, em uma escola da rede pública. “Perdi o primeiro período de inscrições porque nem fiquei sabendo que já estavam matriculando”, relata.
A aposentada explica que se mudou do Paraná para o bairro Jordanópolis, em São Bernardo, há cerca de quatro anos, e esta é a primeira vez que busca uma vaga na rede municipal após a situação financeira apertar. “Eu nem sabia como funcionava essa questão das inscrições, porque ela estudava em uma escola particular. Desta vez, vou ficar atenta para não perder de novo o prazo”, afirma ao citar que tem ligado constantemente para a Secretaria de Educação para não perder o prazo.
Mais 200 vagas
Rio Grande da Serra também investe na ampliação da rede municipal de ensino com a construção de duas novas escolas, que juntas criarão 200 novas vagas já a partir do próximo ano letivo. As unidades serão construídas nos bairros Vila Conde e Vila Verde. Além disso, a Prefeitura planeja ampliar as EMEBs José Olímpio da Silva e David Barbosa, também com previsão de entrega para 2025.
Atualmente, o município conta com 12 escolas em funcionamento: 10 de educação infantil (creche e pré-escola), uma de ensino fundamental e uma voltada para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições para estudar na rede pública ainda estão abertas e vão até 29 de novembro.
Para matricular as crianças, os responsáveis devem apresentar a certidão de nascimento ou RG original do estudante, documento de identificação dos pais ou responsável legal, comprovante de residência atualizado e o número do NIS.
Trezentos e cinquenta vagas
Em Santo André, a rede municipal contabiliza cerca de 21,8 mil matrículas de alunos do ensino fundamental para 2025. A segunda fase de inscrições e transferências começará no dia 9 de dezembro, e quem perder esse período terá nova oportunidade na primeira semana de janeiro de 2025, diretamente na unidade escolar de interesse.
A cidade também terá uma nova creche na Vila Guarani, que ampliará o atendimento para 350 crianças entre 4 meses e 3 anos. Com a nova unidade, a previsão da prefeitura é atender até 42,2 mil alunos na rede municipal no próximo ano letivo.
Fila de espera
Em Mauá, as inscrições para o ano letivo de 2025 já foram encerradas. No entanto, os responsáveis que não conseguiram garantir a matrícula poderão buscar a unidade de interesse a partir do início das aulas em 2025. Nesses casos, as vagas serão preenchidas por ordem de procura, após o último classificado na etapa inicial.
A rede municipal de Mauá atualmente conta com 45 escolas, sendo quatro conveniadas, que atendem cerca de 17,6 mil alunos. No entanto, a Prefeitura informou que não há previsão de construção de novas escolas ou manutenção significativa das existentes para o próximo ano.