Com a aproximação do fim do ano, cresce o número de vagas temporárias, especialmente em setores como comércio e serviços. Segundo especialistas, muitos desses empregos oferecem possibilidade de efetivação, mas o mercado exige cada vez mais preparo dos candidatos para suprir as funções. Simone Nascimento, docente da Universidade São Judas, consultora de RH e Carreira e coordenadora do Núcleo de Empregabilidade USJT-Mooca, orienta sobre como aproveitar o bom momento para garantir uma vaga em mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Em entrevista ao RDtv, a especialista explica que os principais erros cometidos pelos candidatos estão relacionados à falta de preparo e ao desconhecimento das mudanças no mercado, pois as empresas mudaram os processos de admissão, muitas utilizam redes sociais e terceirizadas para contratar. Por esta razão reforça a necessidade de entender o cenário atual, que exige profissionais dinâmicos e adaptáveis. “Muitos candidatos não pesquisam sobre a missão, os valores e o propósito da organização, sem ao menos conhecer a empresa que está se candidatando a trabalhar, comprometendo as chances de aprovação. Mesmo com o aumento nas contratações, é essencial se preparar”, explica.
Um dos primeiros passos para se posicionar no mercado é ter um currículo claro e bem estruturado. Simone orienta que deve conter informações como: nome completo, cidade, contato atualizado, objetivo profissional, formação acadêmica, experiências recentes e atividades complementares, como voluntariado ou participação em projetos. Para quem está no início da carreira, projetos sociais, eventos organizados e ações extracurriculares demonstram habilidades como trabalho em equipe e proatividade, possuindo valor na hora de contratação mesmo que sem experiências.
“Principalmente para os jovens, ninguém inicia a carreira em um nível sênior. Não existe currículo pobre, o que existe é a oportunidade de agregar valor com experiências extracurriculares e demonstrar iniciativa. O mercado valoriza quem é proativo, dinâmico e flexível”, destaca Simone.
Entre as competências mais exigidas pelas empresas, a docente destaca a inteligência emocional, comunicação assertiva e capacidade de resolver problemas de forma criativa e rápida. Diz que empresas precisam de profissionais que saibam trabalhar em equipe e se adaptar a diferentes situações.
Com o advento da pandemia, a sociedade usufruiu de modo mais contante da tecnologia e seus meios de comunicação, atingindo também a maneira que as empresas e recrutadores realizam os processos seletivos, antes no presencial e logo no digital. Simone ressalta que o comportamento nas entrevistas online deve ser tão profissional quanto nas presenciais. “É importante escolher um ambiente silencioso, com fundo discreto e agradável. Pontualidade, se vestir adequadamente e conhecer a empresa são atitudes indispensáveis”. Além disso, recomenda que os candidatos realizem um processo de autoconhecimento, para se entenderem como profissionais. Esse conhecimento pessoal é essencial para transmitir segurança durante o processo seletivo.
Empregos temporários e efetivação
Em pleno fim de ano, algumas empresas oferecem oportunidades de emprego para suprir demandas de datas lucrativas para o varejo, como a Black Friday e o Natal. Para isso, disponibilizam vagas temporárias que para alguns candidatos, existe potencial para uma futura efetivação. Simone explica que o trabalho não termina após a contratação, especialmente em vagas temporárias.
“Entender o funcionamento da empresa, sua cultura e o que ela valoriza é essencial para se destacar. O DNA da organização e como ela opera precisam ser compreendidos para o colaborador conseguir agregar valor”, comenta. Desse modo, o sucesso depende de alinhamento entre as expectativas do candidato e as exigências da vaga. “O mercado mudou, e os profissionais precisam acompanhar essas mudanças para se destacar. A combinação de preparo, autoconhecimento e atitude faz toda a diferença”.