Valente tem primeira protagonista feminina da Pixar

Ainda que a tradição dite as regras do local, a corajosa Merida, filha do Rei Fergus e de Elinor, desafia costumes e leis / Divulgação

Estreia nesta sexta-feira (20) mais uma animação dos estúdios Disney/Pixar. Valente é dirigida por Mark Andrews, indicado ao Oscar pelo curta A Banda de um Homem Só, e apresenta a primeira protagonista feminina da Pixar. A trama se passa numa misteriosa região montanhosa da Escócia e conta a história de um povo no qual histórias de batalhas épicas e lendas míticas foram passadas através de gerações, desde os tempos antigos.

Ainda que a tradição dite as regras do local, a corajosa Merida, filha do Rei Fergus e de Elinor, desafia costumes e leis. O primeiro passo foi participar de uma disputa em que o vencedor ganharia o direito de se casar com ela. Convencida de que não quer casar, a jovem participa da competição e vence os primogênitos de cada grande líder do reino. Apesar da ótima relação com o pai, Merida enfrenta grandes problemas com a mãe, que exige que ela se comporte como uma dama e de forma elegante.

Newsletter RD

Mas o espírito de Merida é livre e desafiador, assim como seus volumosos cabelos alaranjados, difíceis de domar. Seu desejo de liberdade pode mudar o destino de todo o reino. As ações de Merida desencadeiam o caos e a fúria no reino e ela decide pedir ajuda a uma bruxa velha e excêntrica, que lhe concede seu maior desejo que, na verdade, se transforma em maldição.

Dos mesmos criadores de Procurando o Nemo, Up – Altas Aventuras e Wall-e, Valente traz as vozes de Luciano Szafir, Murilo Rosa e Rodrigo Lombardi, além de Manu Gavassi na interpretação das canções da trilha.

Chernobyl
O terror também marca presença entre as estreias desta semana com Chernobyl. Na trama, um grupo de jovens busca um pouco de emoção durante as férias e viaja para o Leste Europeu, precisamente à cidade de Pripyat, abandonada após o holocausto de Chernobyl, ocorrido em 1986. No local eles percebem, tarde demais, que seres estranhos escondem-se na escuridão e lutam pela sobrevivência. (Colaborou Nathália Blanco)
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes