O prefeito eleito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani (PSB), anunciou nesta quinta-feira (14/11), mais cinco novos secretários. As pastas de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Família e Desenvolvimento Social, Comunicação, Serviços Urbanos, e Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil conheceram seus novos líderes. A ideia do socialista é que os nomes que são escolhidos tenham um trabalho prévio com o município.
O engenheiro civil André Caparroz será o futuro secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Sua ideia é apostar em três pilares: turismo, desenvolvimento tecnológico e agricultura familiar. “Por que preferimos atacar esses três pilares inicialmente? Porque é uma cidade 100% manancial, então não podemos trazer grandes indústrias. E entendemos que em uma cidade globalizada, as startups, as empresas de tecnologia são as que geram o maior recurso, a maior arrecadação para as prefeituras.”, explicou.
O subtenente da reserva da Polícia Militar, Izaias Fernandes, será o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil. “Precisamos trazer uma Central de Monitoramento eficaz. Essa Central seria para os órgãos públicos municipais. As escolas, principalmente, as vias, as praças. Com isso vai otimizar bastante os serviços de segurança.”, afirmou.
A ex-secretária de Assistência Social em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (durante as gestões de Kiko Teixeira), Elza dos Anjos Iwasaki, assume a pasta de Família e Desenvolvimento Social. Sua primeira intensão é ordenar os programas e serviços prestados na cidade. Além disso, quer entender os atuais convênios com o terceiro setor. “As pessoas já têm esse direito instituído por lei e fazer valer esses direitos é essencial.”, disse.
A Secretaria de Comunicação será liderada por Danilo Silveira de Lima. O futuro secretário criticou o atual estado da pasta e considera que seu principal desafio é levar informação para a população, além de fazer a cidade ter uma maior visibilidade interna e na região. E o empresário Jefferson Crispim assume a Secretaria de Serviços Urbanos, com o desafio de estabelecer uma melhoria na zeladoria da cidade, principalmente na iluminação pública, alvo de diversas reclamações.
“Todo o meu secretariado, que estamos apresentando, (é formado) por pessoas que fazem um trabalho pela cidade, conhecem a realidade do município e que trazem com elas propostas para as mudanças que a cidade espera. Eu confio muito nessa equipe. Quando questionaram sobre os desafios de cada um, um dos meus desafios é esse, escolher as pessoas certas para as secretarias certas”, falou o prefeito eleito.
Próximos passos
Akira relatou que entrou em contato com o Governo do Estado para entender quais passos a cidade te que realizar para conseguir o título de Município de Interesse Turístico (MIT), e junto ao Ministério do Turismo, entender o que é preciso fazer para receber mais investimentos, principalmente para entregar a obra do mirante.
Com a MRS, a conversa foi sobre a construção de um viaduto que possa dar maior fluidez aos dois lados da cidade que estão separados pela cancela da linha do trem, e a possibilidade de uma nova estação de trem na cidade. Por fim, aguarda a entrega de outros documentos por parte da atual gestão para prosseguir com a transição.