Nesta quinta-feira (14/11), ocorreu a reunião do Gabinete de Gestão de Crise de Mauá, realizada na Prefeitura. O Gabinete foi criado em 2021 e, desde então, fortalece o trabalho integrado e preventivo das secretarias no atendimento a emergências na cidade.
Estiveram presentes o prefeito Marcelo Oliveira, e os secretários das pastas de Proteção e Defesa Civil, Assistência Social, Serviços Urbanos, Obras, Saúde, Segurança Pública, Mobilidade Urbana, Habitação, Meio Ambiente, Governo e Fundo Social de Solidariedade.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Sergio Moraes, exibiu uma apresentação com toda a evolução do serviço e condições de atendimento ao público. Moraes explicou que em 2021 a Defesa Civil tinha apenas oito agentes, dois carros, sendo um sem pneus, os computadores não tinham monitores, por exemplo, para cobrir 32 áreas de risco no município, principalmente nos jardins Zaíra, Pajussara e Vila Carlina. Este número evoluiu para 34 agentes – e cinco viaturas e mais equipamentos -, que se revezam em 24 horas de monitoramento ininterrupto.
A estrutura da Defesa Civil também evoluiu e agora tem o triplo da estrutura física, num prédio três vezes maior, com salas funcionais, alojamento para os agentes, copa e refeitório, acessibilidade, entre outros, e três números de contato: 199, 4547-5690 e o 4512-7694. A empresa Copafer cedeu inúmeras ferramentas para fortalecer ainda mais as atividades dos agentes, como pás, cones, fitas de isolamento, entre outros equipamentos.
No dia 29 de novembro (sexta-feira), a partir das 9h, no anfiteatro da Escola Municipal Terezinha Leardini, na avenida Castelo Branco, 1884, no Jardim Zaíra, está prevista uma cerimônia para apresentação do Plano de Contingências para a Operação Verão, com a presença de representantes do poder público, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Estado, sociedade civil, entre outros.