Em novembro, a N’Kinpa – Núcleo de Culturas Negras e Periféricas apresenta o espetáculo ‘Kuenda Kalunga, Kuenda Njila – É Possível Gargalhar Depois da Travessia?’ para os jovens assistidos pela Fundação CASA II, em Santo André. A montagem, criada em processo colaborativo, com direção de Joice Jane Teixeira, é um espetáculo-brinquedo-performático e musical para todas as idades. A sessão ocorre terça-feira (19/11), às 14h.
O espetáculo tem apresentações, ainda, em São Paulo: na Fundação CASA Chiquinha Gonzaga, bairro Vila Prudente, dia 26; às 10h; e na Fundação CASA Rio Tâmisa, no Brás, também dia 26, às 14h. As sessões são restritas às instituições.
Inspirada nas culturas afrodiaspóricas, essa jornada da Coletiva N’kinpa convida as pessoas a brincarem, porque quem assiste também faz parte da magia. No centro do espaço-tempo, existem elementos encantados: tecido vermelho, corda de fitas, barcos com fotos e uma quartinha de fundamentos ancestrais, compondo a cenografia de um lugar no qual o presente e o passado se misturam. Na linha espiralar da Kalunga uma personagem enigmática, transforma sons e histórias em poesia, envolvendo jovens, crianças e adultos em um grande jogo no qual o que já aconteceu, muitas vezes, parece novo, e o novo tem um gostinho de história antiga. Juntos, brincantes e público vadeiam, dançam e gargalham enquanto cruzam essa travessia de encantamentos. “Preparem-se para entrar nessa roda e tentar responder: É Possível Gargalhar Depois da Travessia?”, desafiam e brincam os atores e as atrizes da N’kinpa.
Segundo a diretora Joice Jane Teixeira, “Kuenda Kalunga, Kuenda Njila: É Possível Gargalhar Depois da Travessia? é uma homenagem ao ‘povo da rua’ – Exus e Mpambu Njila: saberes e filosofias ancestrais que nos deram e nos dão as rotas de Vida nesse sistema de Morte em que o povo negro vive, e foi largado em sua própria sorte”. Trazendo as simbologias das ciências espirituais de matrizes afrodiaspóricas, o brinquedo-espetáculo tem como tema fundante a ‘guerra’ vivenciada constantemente pelos corpos negros nesse território chamado de Brasil. “Mas também, e sobretudo, traz as ‘rotas’ e as ‘dádivas’ que nos fizeram chegar até aqui para a continuidade do girar da roda…da Dikenga…da espiral do tempo-vida, pois, por mais que tentem nos apagar e nos aniquilar, sempre renasceremos nas rodas de capoeiras, nos jongos ou nos candombes. Sempre renasceremos em qualquer batida de tambor”, afirma a Coletiva N’kinpa.
O espetáculo foi concebido durante um ano de pesquisa e compartilhamento dos estudos cênicos e musicais da Coletiva com o corpo discente e docente e com a comunidade de duas escolas públicas municipais da cidade de São Paulo: EMEF Ana Maria Benetti e EMEI Cruz e Sousa. O processo criativo é parte conclusiva do projeto Terreiros nômades: Macamba Faz Mandinga – Saberes Afrodiaspóricos nas Corporeidades da Cena, contemplado pela 41ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.