ABC - quinta-feira , 12 de dezembro de 2024

Festival gratuito celebra Dia Municipal do Rock no Parque Central, em S.André

Em parceria com o Coletivo Rock ABC, Santo André promove, dia 24 de novembro (domingo), das 11h às 19h, no Parque Central, festival em comemoração ao Dia Municipal do Rock. O evento, que é gratuito, reúne a comunidade roqueira e fortalece a cena regional com a apresentação de bandas independentes datadas e novas, continuando o legado dos artistas que surgiram no ABC e deixaram os seus legados.

(Foto: Reprodução/RDtv)

Em entrevista ao RDtv, Jean Gantinis, membro do Coletivo Rock ABC e proprietário da loja Metal CDs, explica que o evento é um marco para a cultura rock na região, resultado de uma articulação do coletivo que, em 2017, reuniu assinaturas e levou o pedido de apoio à Prefeitura. “É oportunidade de fortalecer a cena e permitir que bandas novas e consagradas se apresentam para um público diverso e entusiasta”, afirma Gantinis.

Newsletter RD

Segundo o músico, são esperadas aproximadamente 8 mil pessoas para o evento, que também conta com a apresentação de Vitão Bonesso, produtor e apresentador do programa “Backstage” na KISS FM. Além dos shows, o espaço oferece uma praça de alimentação, com opções variadas de cardápios e cervejas artesanais, e uma feira com produtos culturais, incluindo LPs, CDs, camisetas e merchandising das bandas.

A cena de rock do ABC tem uma história rica, sendo um dos principais polos do gênero no Brasil entre as décadas de 80 e 2000, com bandas como Ratos de Porão e Manolo’s Punk Rock, que marcaram o movimento. “Hoje, após uma fase de menor atividade, a cena se fortaleceu novamente com a atuação do Coletivo Rock ABC, que luta pela realização de eventos públicos e gratuitos, para todos os públicos e idades”, comenta Gantinis, ao citar o apoio da Prefeitura na estrutura do evento.

Programação conta a apresentação de sete bandas (Foto: Divulgação/Coletivo Rock ABC)

O Coletivo Rock ABC atua como ponte entre a cena independente e o poder público, facilitando o acesso a shows em espaços abertos e a redução de custos para garantir a continuidade dos eventos. O músico comenta que apesar do apoio da Prefeitura andreense, ainda há limitações financeiras e em agendas, pois a meta do Coletivo seria ideal ter mais datas e locais para que outros gêneros e formas de arte também se beneficiem do projeto.

Para os próximos anos, a expectativa é que o Coletivo expanda o número de festivais e datas comemorativas, com a possibilidade de eventos mensais e atividades culturais em outras localidades, como o Festival de Paranapiacaba. “O rock é mais que um estilo musical, é uma cultura e um estilo de vida que conectam gerações. Queremos seguir promovendo isso e mantendo viva a essência do rock no ABC”, finaliza Gantinis.

Dia Municipal do Rock

Com entrada gratuita, o festival acontece no dia 24 de novembro (domingo), das 11h às 19h, no Parque Central, localizado na Rua José Bonifácio, s/n – Vila Assunção, e conta com apresentações de bandas independentes, como Viper, Vulcano, Seventh Seal, Cras, 3 Loucos, Manolo’s e Lorena Tá Com Fome.

Além disso, o evento oferece aos visitantes uma praça de alimentação com cardápios variados e cervejas artesanais, além de cultura com a Feira de Economia Criativa, Feira Literária, venda de LPs, CDs, camisetas underground e merchan das bandas participantes.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes