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Desde outubro, o morador da Vila Príncipe de Gales, em Santo André, Noburo Kojo, enfrenta problemas com a Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado – devido a falhas na leitura do consumo de água em sua residência, o que tem gerado atrasos no recebimento das contas. A situação preocupa o morador, que relata falta de atendimento efetivo e teme a acumulação de débitos enquanto aguarda uma solução.
Ao RD, o morador da rua Praça São Jorge relata que, habitualmente, os agentes da Sabesp realizam a leitura do consumo de água em sua residência todo dia 11 de cada mês. Entretanto, em outubro, a visita foi antecipada para dia 9, e em sua conta de água foi registrado como ‘caixa fechada, com problemas de leitura’.
Segundo o reclamante, o medidor é mantido trancado para evitar furtos, mas é sempre deixado destrancado na data esperada para a leitura. “Deixo a caixa trancada por segurança, pois já fui furtado três vezes. No entanto, todos os meses, no dia da leitura, faço questão de deixá-la aberta. No mês passado, vieram antes do previsto, e o consumo não foi registrado”, afirma Noboru. Em novembro, a situação se repetiu: o agente não compareceu para realizar a leitura e, até o momento, ele não recebeu a fatura, o que aumenta sua preocupação com um possível atraso de débitos.
Falta de informação
O morador relata que tentou resolver o problema diretamente com a Sabesp, via contato telefônico e pessoalmente nos postos de atendimento da empresa, porém não obteve sucesso. Ele recebeu a informação de que os atendentes “não sabiam o que fazer” diante do seu caso. Noboru também buscou emitir a fatura pelo site da Sabesp, mas a conta segue indisponível. “Me sinto injustiçado, pois cumpro com todas as obrigações para evitar atrasos. No entanto, mesmo com os aumentos tarifários, não encontro ninguém que possa me ajudar”, desabafa o morador.
Questionada sobre o assunto, a Sabesp se desculpou sobre a situação e informou que foi vítima de um ataque cibernético que afetou seus sistemas e que medidas estão sendo tomadas para evitar transtornos aos clientes. “A Sabesp sofreu um ataque cibernético que causou instabilidade em sua rede digital. Diversas medidas estão sendo implementadas para restaurar os sistemas afetados. Pedimos desculpas pelo inconveniente e informamos que as faturas de toda a região serão emitidas e entregues com vencimento atualizado, sem qualquer ônus aos clientes”, diz em nota.
Com relação as datas de leitura, a companhia informou que a leitura é feita entre 28 e 31 dias, portanto, as leituras não serão realizadas sempre no mesmo dia.
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