Após 12 anos, Tiago Nogueira (PT) retorna a Câmara de Santo André. O futuro vereador foi eleito com 3.159 votos. Em entrevista ao RDtv desta terça-feira (12/11), o petista falou sobre a necessidade de os vereadores participarem dos debates “grandes” em relação ao município, e que para isso é necessário defender a independência do Legislativo. Sobre a eleição da Mesa Diretora, o futuro parlamentar afirmou que seu partido “não fechou a porta” para qualquer cenário, inclusive a uma possível composição.
Tiago revelou que o PT realizou uma reunião na última segunda-feira (11/11), para debater o assunto e foi definido que haverá uma busca dos demais vereadores eleitos para conversar sobre o posicionamento de cada um. A ideia é tentar emplacar algo que vai além da eleição da futura Mesa Diretora, que possa emplacar uma independência entre os poderes.
“Eu acho que esse diálogo e nós vamos começar agora, a executiva do PT nos autorizou, a procurar todo mundo, e nós vamos fazer isso, visando um debate da futura mesa diretora. Sem ilusões, porque isso vai ser decidido no dia primeiro. Eu não acredito que nós vamos ter um acordo agora, que já vai definir o que vai ocorrer no dia primeiro. Mas nós vamos conversar com todo mundo.”, disse o vereador eleito.
Questionado sobre uma possibilidade de acordo para emplacar um nome na futura Mesa Diretora, Tiago reforçou que o PT “não fechou as portas”. A ideia é que independente do resultado da eleição que ocorrerá em 1º de janeiro, logo após a posse, o partido não deixe de fazer oposição ao governo de Gilvan Júnior (PSDB).
Mandato e PT
Sobre o mandato, Tiago Nogueira defende a entrada em debates que possam ir além dos requerimentos sobre buracos nas ruas ou podas de árvores. A sua intensão é fazer com que a Câmara possa entrar nos principais debates como os investimentos oriundos do Governo Federal ou mesmo pautas mais internas como pagamento dos financiamentos realizados pela atual gestão.
Outro assunto que o futuro vereador quer levar para o Legislativo são ações para a Segurança Pública, o que considera como o principal ponto de reclamação dos munícipes.
“Santo André hoje tem menos policiais militares que uma cidade como São José dos Campos, que é mais ou menos do mesmo tamanho. São José dos Campos tem quase o dobro de policiais militares do que Santo André. Então, assim, nós precisamos debater isso. Santo André é uma cidade que está entre as mais importantes do Brasil, então nós precisamos debater do nível da importância de Santo André e os vereadores têm que se dar a esse trabalho, não é só dizendo amém para que o prefeito queira.”, seguiu.
Em relação ao PT, defende que o partido volte a conversar com sua base, algo que considera que foi primordial para sua volta à Câmara andreense. Tiago Nogueira vê, por exemplo, que o Governo Federal está fazendo um bom trabalho, mas que precisa aprender a se comunicar melhor.