Duas contas de água, uma no valor de R$ 76,05, paga antes do vencimento em 04/11, e outra no valor de R$ 75,01 com vencimento no dia 26/11, foram recebidas pela moradora do Jardim Mauá, em Mauá, Cirles Silva. A moradora não se conforma com duas contas em um mesmo mês para pagar. A BRK, que cuida do esgoto na cidade e que emite a conta junto com o consumo da Sabesp, diz que trata-se de uma mudança de data de vencimento, mas não explicou porque a consumidora recebeu duas contas com valores de consumo parecidos.
“Se vai mudar a data de vencimento uma das contas tem que ser valor proporcional, agora como é que pode eu vou pagar o que uso de água e esgoto duas vezes no mesmo mês?”, reclama a consumidora.
Em nota, a BRK informa que realizou contato com a cliente e esclareceu as dúvidas sobre o processo de readequação do cronograma de vencimentos. Foram apresentadas datas alternativas para a cliente, que ficou de analisar qual a melhor opção para que a empresa siga com a alteração. “A cobrança das faturas mensais de consumo é realizada com base na medição indicada no hidrômetro, ou seja, sobre o volume consumido em cada ligação. O indicador de “média” de consumo, significa o volume médio consumido naquela ligação, o que não se trata do consumo realmente utilizado no período. No caso dessa cliente, os valores são idênticos, porque o volume utilizado se enquadra em “tarifa mínima”, ou seja, até 10m³. A concessionária, inclusive, comunicou sobre a mudança na fatura anterior entregue a cliente, informando previamente sobre o recebimento de fatura com período menor de vencimento. O processo de ajuste do vencimento das contas teve início a partir da leitura referente ao mês de julho de 2024 e contempla as leituras até o mês dezembro de 2024, progressivamente. A BRK ressalta que, por decorrência da readequação do cronograma, o cliente poderá ter até duas faturas com vencimentos dentro de um único mês, respeitado o espaçamento entre os dias para pagamento. É importante esclarecer que os clientes não pagam a mesma conta duas vezes no mês. São faturas de diferentes períodos, por isso a concessionária orienta a observar as datas do período da leitura, descritas nas faturas”, diz o comunicado.
Procurada pela reportagem após a nota emitida pela BRK, Cirles disse que continua indignada. “Não me explicaram porque é que vou ter que pagar a média que sempre consumi mensalmente duas vezes no mesmo mês. Disseram para mim que não podem fazer um valor proporcional porque eu pago a tarifa mínima, então só porque pago tarifa mínima vou pagar duas vezes no mês? Isso é inaceitável, ainda disseram que o Procon foi consultado e que está tudo certo, mas eu não acredito que o Procon tenha concordado com duas contas de água num mesmo mês”, desabafa. A consumidora disse que vai pagar a segunda conta que vence dia 26, porque avalia que a briga não vale a pena, mas se sente prejudicada.