Com o lançamento do e-book “A Brinquedoteca, espaço estruturado para brincar”, especialistas discutem o impacto positivo das brinquedotecas no desenvolvimento infantil. Voltado ao público que pesquisa sobre o assunto, a obra aborda em 18 capítulos diversas temáticas sobre a importância de estimular crianças a brincarem de fato, seja com os pais ou demais responsáveis, em diversos lugares como em escolas, hospitais e até mesmo em equipamentos públicos adequado para a atividade.
Em entrevista ao RDtv, uma das autoras do livro, Beatriz Picolo Gimenes, psicóloga e professora da Faculdade de Psicologia da Fundação Santo André, explica que as brinquedotecas, embora presentes em condomínios e escolas, devem ser projetadas com foco nas necessidades atuais das crianças, respeitando o tempo e o espaço que cada uma demanda para explorar e descobrir.
“A brinquedoteca ideal é aquela que se adapta ao usuário, permitindo que a criança brinque livremente e se conecte com o ambiente tranquilamente, sem pressa”, explica. A professora menciona que muitos locais limitam o potencial do brincar com equipamentos que apenas “queimam energia”, sem foco na ludicidade e no desenvolvimento pleno.
A discussão sobre as brinquedotecas é pauta constante dos pesquisadores, como Beatriz. Além dela, participaram do livro os estudiosos e docentes Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida, Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira e Luana Caetano de Medeiros Lima, especialista de diversas universidades do país.
A criação de brinquedotecas em hospitais, escolas e até em empresas tem um papel terapêutico importante, ao contribuírem para o crescimento saudável das crianças. Em hospitais, por exemplo, a brinquedoteca não só ajuda a reduzir o medo, como promove a interação entre pacientes e permite que elas se sintam menos isoladas. Já em escolas, incentivam o desenvolvimento psicopedagógico, apoiando o aprendizado em conjunto com o brincar.
O e-book também destaca a relevância da parentalidade positiva, que incentiva a participação dos pais nas brincadeiras com os filhos. Beatriz enfatiza que crianças que brincam com os pais desenvolvem laços mais fortes e tendem a ser menos agressivas. “A participação ativa dos pais nas brincadeiras é fundamental para o desenvolvimento emocional da criança e fortalece os vínculos familiares”, afirma.
Outro ponto levantado é a importância de brinquedos que estimulem o protagonismo e o trabalho em grupo. Na brinquedoteca, a criança aprende a interagir com diferentes materiais e desenvolver autonomia, competências que serão fundamentais para sua inserção na sociedade. Além disso, o espaço auxilia no desenvolvimento de funções mentais superiores, como memória e atenção, e sua contribuição para a metacognição e o planejamento.
Com a arrecadação destinada a entidades sociais, o e-book é voltado para pesquisadores e educadores, oferecendo evidências sobre os benefícios das brinquedotecas e do brincar livre. “Esse é um material com dados sólidos e comprovação científica para mostrar o quanto esses espaços são fundamentais para o desenvolvimento saudável das crianças”, comenta a docente.
A Brinquedoteca, espaço estruturado para brincar – Disponível para compra por R$ 50 no site do Instituo Nexos, toda a renda adquirida com a venda do livro será revertida para projetos sociais que envolvem crianças em situaçãod e vulnerabilidade social, como o Museu do Brinquedo, em Fortaleza (CE).