A tradicional data de descontos, iniciada nos Estados Unidos e que há uma década movimenta o comércio brasileiro, a um mês do Natal, a Black Friday já é anunciada por todo o comércio varejista. Mas a grande corrida às compras é também um risco para o consumidor incauto, que pode ser vítima os muitos tipos de golpe no universo digital e até lojas físicas. Há uma série de cuidados a serem tomados e locais para buscar orientação e ajuda.
Dados compilados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, com base na estatística da criminalidade de 2023, mostram que os golpes, ou estelionatos, hoje já são mais comuns na internet do que os aqueles cometidos nas ruas. O número de estelionatos online cresceu 13,6% entre 2022 e 2023, enquanto que a modalidade cometida na rua aumentou 8,2% no mesmo período. Pra piorar, especialistas apontam que ainda há muita subnotificação nestes números.
Alexandre Damásio, presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de São Caetano prevê que o movimento nas lojas físicas e virtuais que comercializam roupas, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e celulares este ano será grande. E prevê, também, um tíquete médio para a Black Friday deste ano. “No ABC, por conta do preço de celulares e eletrônicos o ticket médio passa de R$ 1 mil”, afirma.
“A principal razão para participar da Black Friday é a oportunidade de comprar algo que o consumidor precisa a um preço mais baixo e também antecipar as compras do Natal”, comenta Damásio. No ano passado, a pesquisa CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) indicava que os produtos mais buscados eram artigos de vestuário eletrônicos, eletrodomésticos e celular essa tendencia continua esse ano. O dirigente diz que Black Friday é a única data de compras sem resolução afetiva o que faz das promoções o aspecto mais importante para data.
O assessor econômico da Fecomércio, Fábio Pina, considera que as vendas da Black Friday deste ano devem ficar entre 2% e 3% acima do que o comércio vendeu em 2023. Apesar de dificuldades da economia atual Pina concorda que o momento é bom para vendas, dado a melhora dos índices de emprego. “Com o déficit público como está não vai ser possível melhorar a economia e se começa a flertar com a inflação. Mesmo assim o nível de emprego traz uma confiança maior e mais crédito e isso é um indício de que podemos ter uma Black Friday ainda melhor”, analisa. Pina considera também que os eletrônicos são as vedetes da data. “Claro que todos vão surfar nesta onda, mas é mesmo uma data para tecnologia”, diz.
Segurança eletrônica
A preocupação de especialistas em segurança eletrônica e em defesa do consumidor é a mesma do assessor econômico da Fecomércio, entidade que reúne 130 sindicatos patronais e representam mais de 1 milhão de empresários do comércio de bens, serviços e turismo no Estado de São Paulo.
Para Pina, o bom comerciante deve oferecer ofertas de fato. “O vendedor sério não pode embarcar naquela coisa de vender pela metade do dobro, porque a propaganda negativa que vem depois disso é bem pior. Então não adianta anunciar 50% de desconto se ele não é real, melhor dar 10% e atender bem o cliente. Já o consumidor tem de ficar atento, não existe milagre, se está muito barato, desconfie, procure comprar em lojas e sites conhecidos e nunca clique em anúncio que vem pela rede social, faça sua própria pesquisa ao entrar em sites confiáveis”, completa.
Não há uma fórmula pronta para se prevenir dos golpes, mas há dicas, uma delas estar atento se o site brasileiro tem o domínio .com.br e se ele é certificado e tem o desenho do cadeado na barra de endereço. São os primeiros cuidados a tomar. Pagar por meios que possam ser contestados, como o cartão de crédito, pode evitar prejuízos, já que ofertas muito sedutoras pedem pagamentos via PIX o que torna a restituição, em caso de fraude, impossível.
Para a advogada especialista em Direito do Consumidor e diretora do Procon de Santo André, Doroti Gomes Cavalini, além dos cuidados de fazer a compra em um site ou loja física com segurança, é preciso ter em mãos uma pesquisa com os preços daquele produto nos últimos meses para verificar se o desconto apresentado é mesmo real.
Compra consciente
“Para não comprar por emoção, primeiro a pessoa tem de se perguntar se realmente precisa daquele produto, depois acompanhar o preço e se preparar para a Black Friday e fazer uma compra programada, de preferência na companhia de outra pessoa, tomar cuidados com a maquiagem dessa promoção para não pagar a metade do dobro”, recomenda
Doroti ressalta que o consumidor deve tomar cuidado com o valor do frete que, acrescido ao valor total da compra, pode tornar inútil o desconto, e essa taxa pode variar de loja para loja e de site para site. Tudo tem que estar bem esclarecido na compra. Também tem de ter cuidado com a venda casada. “Tivemos recentemente um aumento de reclamações em uma conhecida loja do varejo. Teve uma consumidora que foi para comprar um fogão de R$ 1 mil e saiu com um carnê de R$ 3 mil. Empurraram para ela uma garantia estendida, um seguro de vida, um seguro desemprego e um pagamento com juros absurdos. Por sorte esse caso nós conseguimos reverter e ela pagou só o valor do fogão mesmo, mas, sobretudo as pessoas mais idosas são maioria das vítimas”, diz a diretora do Procon.
Lista de sites não recomendados
A ajuda para iniciar a compra segura também está na internet, segundo Doroti. O consumidor pode encontrar no site do Procon de São Paulo uma lista com os sites não recomendados. Também é possível encontrar informações sobre as empresas no site www.consumidor.gov.br e também no Reclame Aqui. “Estamos vivendo um momento em que fraudes e golpes acontecem de maneira tão veloz que a cada dia surge uma modalidade diferente. Aqui no Procon vemos tantos casos que é uma experiência nova a cada dia”, avalia.
O Procon de Santo André vai fazer um mutirão especial de Black Friday para atendimentos presenciais ou pelo e-mail procon@santoandre.sp.gov.br. Os atendimentos presenciais são realizados de segunda a sexta, das 8h às 16h, mediante agendamento pelo link http://www.santoandre.sp.gov.br/agendamento. Os munícipes podem entrar em contato ainda pelo telefone 3356-9200 para outras informações.