Em busca de imunizar seu bebê de seis meses contra a covid-19, Natália Sumiya, moradora de Santo André, enfrentou dificuldades ao tentar vaciná-lo na UBS da rua das Figueiras. Ela relata que, ao chegar ao posto, foi informada por uma funcionária de que a vacina contra covid-19 não estava disponível e que essa falta era em toda a cidade.
“Eu sempre vou no posto da Figueiras, que é perto de casa, mas dessa vez não tinha a vacina. Quando perguntei, a atendente disse que a vacina contra o covid também deveria ser aplicada com seis meses, mas que não estava disponível em nenhum posto”, explica Natália. Ela também mencionou que o atendimento da funcionária não foi satisfatório, o que a deixou desconfortável para aprofundar o assunto.
Natália conta que já passou por situações semelhantes ao buscar vacinas para seu outro filho. Em uma ocasião anterior, também precisou se deslocar até São Bernardo para conseguir imunizar sua outra filha, pois a vacina desejada não estava disponível em Santo André.
A moradora desabafa sobre a insatisfação com o serviço de saúde. “Além de você ter que ir até o posto e, muitas vezes, lidar com um atendimento ruim, ainda descobre só na hora que não tem a vacina? Isso me deixa muito insatisfeita”, disse ela. Natália afirmou ainda que já evitava ligar para o posto devido à dificuldade de atendimento.
Questionada sobre o assunto, a Prefeitura de Santo André informou que no momento, as 34 unidades de saúde da região possuem a Vacina Covid Moderna XBB Frasco, destinado a crianças de 6 meses a 11 anos, 11 meses e 29 dias. A prefeitura também explica que os munícipes podem consultar a disponibilidade da vacina ao entrar em contato com a unidade de saúde de referência.