Um problema com fornecedor trouxe um problema para os professores da rede municipal de Ribeirão Pires que relataram ter recebido na cesta básica pacotes de arroz com bichinhos dentro. Os animais são conhecidos como carunchos e são comuns em grãos e em massas quando os produtos são mal acondicionados. O Sineduc (Sindicato dos Professores das Escolas Públicas Municipais de Ribeirão Pires) diz que já tem conhecimento do problema e está trocando os pacotes infestados com a praga por outros.
Uma servidora que atua como agente escolar há doze anos na prefeitura de Ribeirão Pires, mas que preferiu não divulgar seu nome por medo de represálias, conta que o último pacote de arroz que recebeu estava cheio de carunchos. Ela conta que foi a primeira vez que o arroz veio assim, mas que outros produtos também já vieram com outros problemas, como pacote de biscoito que veio esfarelado e pacote de feijão, que tinha farelo na embalagem. “Das outras vezes não reclamei, mas agora pretendo ir trocar, porque a gente não merece uma comida assim. Até produto perto do vencimento já veio no kit. Eu temo pela saúde da minha família”, diz a servidora pública que mora com a mãe, o esposo e um filho. “Eu acho que compram do mais barato, e o barato acaba saindo caro”, completa.
Em geral o caruncho não causa problemas à saúde e o alimento se não estiver muito infestado até poderia ser lavado, cozido e consumido, o problema é que a reprodução da praga muito rápida e quando se abre o pacote, em geral se encontram muitos deles e, neste caso o ideal é descartar o alimento. Dentro de um armário, o caruncho pode também migrar para outros produtos, como massas, farinhas e biscoitos. Uma outra servidora, que igualmente pediu para não ter o nome revelado, disse que pegou três sacos e levou até o sindicato para trocar. Eram itens entregues nos kits dela e das colegas na escola onde ela trabalha.
A presidente do Sineduc, Perla de Freitas, disse que o problema foi pontual, não foram todos os kits de alimentos afetados com a contaminação. Assim que soube da situação pela reclamação dos servidores, Perla diz ter entrado em contato com o fornecedor dos kits de alimentos que prontamente se propôs a fazer a troca. “Assim que soube tomamos uma atitude junto ao fornecedor, ele prontamente reconheceu o problema e disse que isso vem do próprio produtor, desde o Rio Grande do Sul que passou por aquela tragédia da enchente. Então foram problemas de armazenamento”, diz a sindicalista.
Perla disse que alguns pacotes de arroz já foram trocados e que foram poucos os pacotes contaminados com carunchos. “Diante dos 3,2 mil kits que distribuímos foram alguns só que reclamaram e vieram trocar. Eu tenho mais alguns aqui no sindicato, quem quiser vir pode trazer e trocar por outro. É um número muito pequeno, mas quem verificar pode vir trocar”, explica a presidente do Sineduc. O problema aconteceu na entrega dos kits do mês de outubro, para a próxima entrega, prevista para os próximos dias, o fornecedor já foi avisado para ficar atento. “Esse problema foge do nosso controle, veio do fornecedor e ele também foi afetado recebendo o produto assim, mas já foi avisado e não deve acontecer de novo”, conclui Perla.