Ribeirão Pires inicia, a partir de segunda-feira (11/11), a Semana Estadual de Mobilização contra Arboviroses. Com programação de atividades que envolvem conscientização, prevenção e capacitação, a ação faz parte do cronograma de medidas da cidade para o combate às arboviroses.
A equipe do Centro de Zoonoses de Ribeirão Pires realiza, na segunda-feira, um mutirão de prevenção no Cemitério Municipal São José, para vistoriar o local e eliminar possíveis focos de proliferação, especialmente em vasos de plantas deixados durante o feriado de Finados. A partir das 14h, equipe do Centro de Controle de Zoonoses realiza roda de conversa no evento “Saúde e Segurança dos Catadores”.
A campanha de conscientização segue na terça-feira (12/11), com visitas casa a casa no bairro Santa Luzia, reforçando a importância de medidas preventivas para evitar a disseminação de doenças, realizando entrega de materiais informativos e orientação aos moradores. As famílias referenciadas no CRAS Central (Centro de Referência de Assistência Social) recebem, às 14h, roda de conversa sobre a temática.
Na quarta-feira (13/11), as unidades de saúde Central, das 9h30 às 11h, e Santa Luzia, das 14h às 16h, receberão uma tenda de apoio montada pela equipe para reforçar a conscientização sobre combate à dengue. No local, serão distribuídos materiais informativos e haverá um plantão de dúvidas para esclarecer a população sobre o mosquito Aedes aegypti e as formas de prevenção de doenças transmitidas pelo vetor.
Por fim, as equipes de Vigilância e Zoonoses de Ribeirão Pires participam, na quinta-feira (14/11), do II Seminário sobre Arboviroses Urbanas, voltado para servidores estaduais e municipais de saúde. O evento terá o papel de compartilhar desafios, ações e promover a capacitação dos profissionais no enfrentamento das arboviroses.