Entre segunda (11/11) e na terça-feira (12/11), a Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) aplica o Provão Paulista Seriado para 898 mil estudantes da rede pública de ensino matriculados nas 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. No ABC, 47 mil alunos estão matriculados nas duas séries e devem fazer os dois dias de prova.
A participação no exame é decisiva para os alunos concorrem às 15 mil vagas nas universidades e faculdades estaduais, uma vez que o Provão soma as notas obtidas nas três etapas do Ensino Médio.
Para estudantes da 1ª série do Ensino Médio, as provas começam às 14h e os portões serão fechados às 13h45, em ambos os dias. Para estudantes da 2ª série do Ensino Médio, as provas serão aplicadas a partir das 8h e os portões serão fechados às 7h45.
Cada aluno terá quatro horas em cada um dos dias para fazer o Provão Paulista para sua série. A permanência mínima na sala é de duas horas.
No total, são 90 questões de múltipla escolha, com a obrigatoriedade do preenchimento do cartão de respostas nos dois dias de provas, 45 em cada aplicação. No dia 11, os alunos responderão a questões de língua portuguesa, língua inglesa, física, química e biologia. No segundo dia, enquanto estudantes da 1ª série responderão a questões de matemática, história, geografia e sociologia, os matriculados na 2ª série responderão a perguntas das disciplinas de matemática, história, geografia e sociologia. Não há redação para as 1ª e 2ª séries do Provão.
Por ser na modalidade seriada, a prova tem um peso em cada série. A prova da 1ª série tem peso de 15% e da 2ª série, de 25%. Elas são essenciais para a somatória de todos os anos quando o aluno estiver na 3ª série e disputar as vagas do Provão na USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
Além de estudantes matriculados nas escolas estaduais da Seduc-SP, também participam do Provão alunos das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), das escolas de aplicação das universidades, e das redes municipais e federais de Ensino Médio de São Paulo e de outros estados do país. Alunos das escolas estaduais, das Etecs, escolas municipais que aderiram ao Provão Paulista e escolas das universidades estaduais farão as provas em suas escolas de origem. Alunos de outros estados e de escolas federais de Ensino Médio farão as provas em escolas localizadas em cinco pólos de aplicação: São Paulo (capital), Campinas, Ribeirão Preto, Itapetininga e Araçatuba. O local de provas pode ser consultado neste link.