A Black Friday 2024, tradicional evento que ocorre na última sexta-feira de novembro – este ano dia 29 -, em breve chega e os consumidores dos mais variados segmentos já começam a analisar preços dos produtos e serviços que desejam adquirir com o desconto esperado. Algumas lojas, por sua vez, já iniciaram desde os primeiros dias do mês a anunciar suas ofertas para a data.
Para que os consumidores possam aproveitar a data sem correr riscos, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de São Caetano, preparou orientações para que evitem possíveis golpes para aproveitar suas compras.
Segundo Alexandre Damasio Coelho, presidente da CDL São Caetano, o Black Friday é uma data importante e é preciso ter muita atenção aos sites e equipamentos onde serão efetuadas as compras. “Sempre é bom olhar se o site que está acessando tem aquele cadeadinho na frente do endereço onde se digita no computador. Evite realizar compras em equipamentos públicos, em rede pública, como lan houses ou áreas de shopping, priorize sua casa ou um local com uma rede segura”, diz.
Alexandre também recomenda observar bem a empresa. “Outro aspecto importante, é evitar sites que não tenham e-mails corporativos ou telefones que são apenas celulares. Sites e empresas organizadas, tem um SAC ou uma central de atendimento 0800”, acrescenta Alexandre.
Além de analisar o site e a empresa, sempre é bom o consumidor consultar a respeito do desconto em sites que avaliam o mercado online como o Proteste ou Reclame Aqui para buscar informações sobre o lojista. “Na Black Friday não existe milagre. Em que pese o chamamento para um desconto de até 90% em um produto no site, na sua grande maioria, o lojista tem margem de lucro através da volumetria, então é preciso entender se aquele desconto está muito além do mercado”, comenta.
Sobre a utilização de cartões de crédito, o presidente da CDL São Caetano fala também sobre a preferência pela utilização do cartão virtual, para ter uma maior segurança na transação. “Os bancos hoje oportunizam para que os correntistas criem os cartões de crédito virtual. Dê preferência para usar o PIX ou o cartão de crédito físico em lojas físicas, onde você receberá sua compra no instante”, conclui Alexandre.
Vale lembrar que caso haja algum problema como atraso, não entrega do produto ou propaganda enganosa, o consumidor poderá reclamar na plataforma do Procon Digital ou presencialmente na unidade do Procon mais próximo de sua residência.