O ex-presidente da 38ª subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Santo André, Roberto Gonçalves, protocolou o nome na disputa pelo principal cargo da entidade. Ao RDtv desta quarta-feira (06/11), o candidato da Chapa 2 “Resgata OAB” usou o nome do grupo para dar base a sua proposta de “resgate” das ações de acolhimento dos advogados, inclusive com ações que estão fora o dia a dia da categoria.
“Eu percebi que nos últimos três anos a OAB se distanciou, a seccional aqui, a subseção de Santo André, se distanciou. Do quê? Se distanciou daquela ideia de que a Casa da Advocacia é para todos. A Casa da Advocacia é o local onde nós temos que abrigar o novo, o antigo, para não dizer velho, o tradicional, enfim, o tecnológico, o não tecnológico, a música sacra, a música moderna, ou seja, todo o arcabouço de cultura, de atividade e de também atendimento à advocacia, a casa tem que acolher”, explica.
Gonçalves reclamou até do encerramento das atividades do Coral da OAB, após 26 anos de trabalhos na cidade. Segundo o advogado, a decisão da atual direção foi por questões financeiras, por não querer pagar um salário-mínimo para o então maestro.
Ao ser questionado sobre o dia a dia dos advogados, o candidato apontou que apesar da modernização da Casa do Advogado, em sua visão, outras ações poderiam ser feitas, como a criação de uma biblioteca física. Outro ponto de reclamação é sobre uma falta de tratamento para os advogados recém-formados e que acabaram de passar pelo exame da Ordem.
Roberto Gonçalves promete criar uma série de cursos para auxiliar os novos advogados, inclusive ajudando na especialização deles na área do Direito que pretende escolher. E sobre as prerrogativas, ou seja, os direitos específicos dos juristas, a ideia é fazer com que a luta seja realizada diariamente, assim como buscou fazer durante o seu mandato entre 2015 e 2018.
A Chapa 2 também conta com os nomes de Priscila Kogan (candidata a vice-presidente), Dalila Martins (candidata a secretária geral), Karina Azevedo (candidata a secretária adjunta) e José Luis Chalot, candidato a tesoureiro. As eleições acontecem no dia 21 de novembro e a votação será 100% online.